Fandom

Harry Potter Wiki

Alfonso Cuarón

2 045 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

"...eu tive uma conversa por telefone com meu amigo diretor Guillermo del Toro, e eu disse a ele que eles me mandaram estes livros, mas que eu não os conhecia....E ele disse, 'Você está maluco; você já os leu?' Eu o disse que não, e ele disse, 'Não seja burro; leia eles imediatamente.'"
—Alfonson Cuarón[fnt]

Alfonso Cuarón Orozco (28 de novembro de 1961, Cidade do México, México) é um diretor de cinema mexicano. Ele dirigiu o terceiro filme da série Harry Potter. Antes de dirigir a série, ele não tinha lido nenhum dos livros da série e não tinha pensado em fazer um "filme com grandes esfeitos especiais".[2] Cuarón fez muitas mudanças nos filmes, todas recebidas tanto com elogios quanto com oposição pelos fãs. As mudanças feitas por Cuarón incluem a adição da Torre do Relógio e seus arredores, a Ponte Coberta e seus arredores, a mudança do local da cabana de Hagrid e outros. Ele também mudou a aparência de Fílio Flitwick e a aparência de todas as varinhas nos filmes. A maioria destas mudanças foram aceitas pelos dois futuros diretores. Quando ele começou, ele pediu a Emma Watson, Daniel Radcliffe e Rupert Grint para escreverem uma pequena redação sobre seus personagens. Emma escreveu uma de 16 páginas, Daniel uma de apenas uma página, e Rupert nunca entregou a redação ao diretor.

BiografiaEditar

Alfonso Cuarón cresceu na Cidade do México e estudou cinema e filosofia na Universidade Nacional Autônoma do México. Depois de se formar, Cuarón começou a trabalhar na televisão mexicana, primeiro como técnico e depois como diretor. O trabalho de Cuarón na televisão o levou a trabalhos como diretor assistente em várias produções cinematográficas latino-americanas e em 1991, ele lançou seu primeiro filme como diretor.

Solo con tu pareja foi um filme de humor negro sobre um empresário mulherengo que contrai AIDS; o filme foi um sucesso no país e foi entusiasticamente recebido ao redor do mundo. O diretor Sydney Pollack ficou tão impressionado com o filme que contratou Cuarón para dirigir um episódio de Fallen Angels, em 1993; outros diretores que trabalharam na série são Steven Soderbergh, Jonathan Kaplan, Peter Bogdanovich e Tom Hanks.

Em 1995, Cuarón lançou seu primeiro longa produzido nos Estados Unidos, A Princesinha, uma adaptação do clássico de Frances Hodgson Burnett. O próximo longa do diretor foi também uma adaptação, uma versão modernizada de Grandes Esperanças, de Charles Dickens, estrelando Ethan Hawke, Gwyneth Paltrow, e Robert De Niro.

O próximo filme de Cuarón, Y tu mamá también foi um divertido, provocante, e controverso filme de estrada sobre dois adolescentes obcecados por sexo que fazem uma viagem longa com uma mulher atraente com cerca de trinta anos. A retratação aberta do filme em relação ao sexo e o frequente humor negro fizeram do filme um sucessor internacional e um grande sucesso entre críticos.

Cuarón interpretou um bruxo no Três Vassouras segurando algumas velas em Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban.

Um dos mais recentes trabalhos de Cuarón foi o filme Gravidade, que lhe rendeu dois Oscars de direção e edição em 2014.

Notas e referênciasEditar

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória