Fandom

Harry Potter Wiki

Aparatação

2 046 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

"Harry sentiu o braço de Dumbledore se torcer ao longe dele e re-duplicar o seu aperto: depois tudo ficou preto; ele sentiu seu corpo ser pressionado em todas as direções; não conseguia respirar, haviam barras de ferro apertando seu peito; seus olhos estavam sendo forçados a se voltar para dentro da cabeça; seus tímpanos foram sendo empurrados mais profundamente em seu crânio."
—A primeira experiência de Harry com aparatação[fnt]

Aparatação é um método mágico de transporte e, basicamente, é a ação mágica de viajar de um ponto à outro do espaço. No entanto, o usuário precisa manter o foco do local desejado em sua mente e, em seguida, ele desaparecerá de seu local atual e quase que instantaneamente reaparecerá no local desejado; em resumo, é uma forma de teletransporte. É a maneira mais rápida de viajar para um destino desejado, mas é complicado, podendo até mesmo ser considerado perigoso e desastroso para bruxos inexperientes pois pode, no minimo, causar o popular estrunchamento e, no pior dos casos, a morte.

A aparatação é um método popular de viajar no mundo mágico, embora seja afirmado que é grande a quantidade de bruxos e bruxas adultos não se preocupam em utilizar esse feitiço. Eles preferem vassouras, Pó de Flu ou chaves de portais. Certa vez Alvo Dumbledore observou que a maioria das pessoas vomitam na primeira vez que aparatam com sucesso e, de acordo com a primeira aparatação de Harry Potter, ele se sente como sendo "forçado através de uma mangueira muito apertada."[1]

Descrição Editar

"Harry sabia que aparatar significava desaparecer de um lugar e reaparecer quase instantaneamente em outro, mas ele nunca tinha conhecido qualquer estudante de Hogwarts que tenha feito isso, e entendeu que era algo muito difícil."
—O entendimento de Harry Potter sobre aparatação[fnt]
Aparatavisao.gif

Ponto de vista de alguém que está dentro da aparatação.

De acordo com Wilkie Twycross, Instrutor Oficial de Aparatação do Ministério da Magia, a pessoa tem que ter em mente os chamados Três D's: Destinação, Determinação e Deliberação. O individuo deve ser completamente determinado em atingir seu destino, e mover-se sem pressa, mas com deliberação[1].

A aparatação pode causar ruídos audíveis que vão desde um pequeno e fraco estalo à um som que, para os trouxas, pode soar como o cano de escapamento de um carro. Elfos domésticos também podem aparatar, mas sem algumas das restrições que os bruxos têm. Por exemplo, eles podem aparatar dentro de Hogwarts e até mesmo na Caverna de Cristal, local onde onde Tom Riddle deixou uma de suas Horcruxes e que é protegido por poderosos encantamentos que impedem que bruxos e bruxas utilizem esse feitiço. Além disso, quando eles aparatar, o som é mais um estalo alto. Além disso, quando eles aparatam o som do estalo é mais audível que o dos bruxos.

Não está claro se um bruxo ou bruxa precisa de sua varinha para executar a aparatação, no entanto, ninguém nunca é visto usando uma varinha para aparatar.

Assim como com as palavras "desaparecer" e "aparecer", a aparatação é chamada de desaparatação a partir do ponto de vista de alguém que ficou no local que está sendo deixado (exe: ele desaparatou), e aparatação do ponto de vista de alguém que está no local de destino (exe: ele aparatou).

Alcance Editar

Não é certo mas parece que a aparatação possui um determinado limite de alcance. Em 1998, Lord Voldemort foi visto por Harry Potter voando em direção a Mansão Malfoy, pensando consigo mesmo que em breve ele iria estar perto o suficiente para aparatar. Isso poderia explicar a necessidade que Voldemort tem em voar para os locais de suas Horcruxes para verificá-las, pois ele, talvez, estivesse muito longe de algum limite para poder aparatar. No entanto, é mais provável que haja um feitiço anti-aparatação que proteja essas áreas, como Nurmengard, que por ser uma prisão, possui tais proteções magicas[2].

Utilizar a aparatação torna-se cada vez mais difícil com a distância a ser percorrida. A aparatação inter-continental só deve ser tentada pelos mais qualificados dos bruxos[3].

Aparatação acompanhada Editar

Harry Potter: "Nós acabamos de aparatar, não foi senhor?"
Alvo Dumbledore: "Sim, e com bastante sucesso, devo acrescentar. A maioria das pessoas vomita na primeira vez."
Alvo Dumbledore sobre aparatação[fnt]
Harrymioneaparata.gif

Harry e Hermione desaparatando, usando a aparatação acompanhada.

Harrymionedesaparata.gif

Harry e Hermione aparatando, usando a aparatação acompanhada.

Uma variante da aparatação usada para transportar duas ou mais pessoas de uma só vez é chamada de aparatação acompanhada. Este método pode ser utilizado por adultos que procuram transportar bruxos menores de idade, ou, em alguns casos, para um indivíduo devidamente licenciado transportar uma pessoa em condições judicialmente ilegais. Para executar esta versão da aparatação, o bruxo em questão deve ser capaz de desaparatar com uma outra parte segurando seu braço. Este método é recomendado pelo Ministério da Magia para pais com filhos menores de idade que desejam escapar de situações perigosas rapidamente. Já no caso de bruxos que não são capaz de aparatar, eles devem segurar no braço do outro o mais apertado possível. Elfos domésticos também são capazes de realizar a aparatação acompanhada.

A aparatação acompanhada também pode ser forçada, como quando Yaxley, uma dos Comensal da Morte de Voldemort, agarrou o braço de Hermione Granger quando ela, Harry Potter, Rony Weasley escaparam do Ministério da Magia, em 1997. Ele foi transportado juntamente com eles quando desaparataram para o Largo Grimmauld, nº12. Ela, no entanto, só foi capaz de escapar dele depois de conjurar uma Azaração Repulsa e desaparatar novamente. Mais tarde, nesse mesmo ano, Fenrir Greyback capturou Harry e o arrastou para a Mansão dos Malfoy. Harry descobriu que era impossível de se libertar da aparatação acompanhada forçando uma aparatação normal[2].

Aparatação de elfo doméstico Editar

Dobbyaparata.gif
Como mencionado anteriormente, Elfos domésticos também podem aparatar e são capazes fazê-lo, até mesmo, em lugares onde bruxos são impedidos, como Hogwarts e o Largo Grimmauld, nº 12. Em 1998, quando Harry, Rony, Luna, Dino, Grampo e Olivaras foram presos no porão da Mansão dos Malfoy, enquanto Hermione estava sendo torturada por Belatriz Lestrange, Dobby chegou para resgatá-los. Ele primeiro levou Luna, Dino e Olivaras em segurança até o Chalé das Conchas, em seguida, retornou para ajudar os outros.

Aparatação com FênixEditar

Dumbledorefenix.gif
Fênix são capazes de aparatar, disaparecem e reaparecem em um flash de chamas. Assim como os Elfos Domésticos, Fênix podem aparatar sem nenhuma restrição, e podem carregar pessoas com eles.

Licença para Aparatar Editar

Predefinição:Dialogo a-b A Licença para Aparatar é um documento necessário para praticar a aparatação legalmente; esta pode ser adquirida no Departamento de Transportes Mágicos[4]. É preciso ter pelo menos 17 anos de idade para obter tal licença. Aulas de aparatação estarão disponíveis, por um custo adicional, para os estudantes que estão ou estarão em idade legal quando o próximo teste for administrado. Isso é semelhante as auto-escolas trouxas que conduzem aulas de motorista e, ao fim das mesmas, dão carta de condução para os que foram aprovados mas, também, a um custo adicional.

Aparatação matéria.png

Uma aula de aparatação em andamento.

Embora seja fisicamente possível aparatar sem uma licença, não é aconselhável, pois pode provocar sérios ferimentos. O efeito conhecido como estrunchamento pode ocorrer quando não se tem uma determinação forte o suficiente para alcançar o ponto alvo, fazendo com que determinadas partes do corpo não cheguem ao destino junto com o bruxo e acabem sendo deixadas para trás. Um exemplo disso se vê durante uma aula de aparatação quando a perna de Susana Bones acidentalmente estruncha-se; apesar de ter tido a perna recolocada com sucesso, ela ficou consideravelmente abalada pelo incidente[1]. Um estrunchamento também ocorreu em 1997 quando Rony Weasley desaparatou a partir do Largo Grimmauld, nº 12[2]. Rony Weasley também falhou em seu primeiro teste de aparatação porque seu examinador notou que o garoto havia perdido metade da sobrancelha no último minuto. Em casos de aparatação não licenciada, quando os resultados acabam em lesões, o Esquadrão de Reversão de Feitiços Acidentais podem aplicar multas pesadas. Nos casos em que um estrunchamento sério ocorre, se a vítima não for tratada adequadamente, em seguida, a fatalidade será muito mais grave, como no caso de Rony Weasley que sofreu uma grave perda de sangue. No entanto, Harry Potter aparatou com sucesso várias vezes sem uma licença, em junho de 1997, quando ele trouxe Alvo Dumbledore de volta à vila Hogsmeade usando a aparatação lateral.

Na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, os alunos do sexto ano podem se inscrever nas aulas de aparatação do Ministério da Magia. Aqueles que completam dezessete anos antes da primeira data de Testes de Aparatação têm a oportunidade de fazer sessões de treinos adicionais em Hogsmeade[1].

Azaração Anti-Desaparatação Editar

Artigo principal: Azaração Anti-Desaparatação

Uma Azaração Anti-Desaparatação pode ser usada para impedir que um bruxo desaparate de determinado local. Toda Hogwarts possui uma Azaração Anti-Desaparatação lançada sobre ela na maioria das ocasiões, e quando Harry, Rony e Hermione aparataram em Hogsmeade pouco antes da Batalha de Hogwarts, uma Azaração Anti-Desaparatação foi colocada na aldeia bruxa pelos Comensais da Morte para manter o trio preso lá.

Existe um método de teletransporte usado pelos elfos-domésticos que não é influenciado pela azaração, pois eles são (por magia altamente poderosa) magicamente obrigados a aparecer sempre que seus mestres os chamem. No entanto, pode ser o caso de todas as Azarações Anti-Desaparatação conhecidas trabalharem somente em seres humanos, por isso elas tem sido ignoradas por criaturas como elfos-domésticos e fênixes[2]. Chaves de portais também podem ser usadas para acessar ou sair de locais vinculados por uma Azaração Anti-Desaparatação.

Praticantes conhecidos Editar

Arquivo:600full-Albus-Dumbledore-the-prisoner-of-azkaban-photo.jpg
Arquivo:Lord Voldemorts.jpg
Arquivo:Hermione-granger-gallery.jpg
Arquivo:PromoHP7 Harry Potter.jpg

Etimologia Editar

A palavra aparatação foi derivada da palavra "appareo", que em latim significa "aparecer" ou "eu me torno visível".

Curiosidades Editar

  • Uma das muitas razões pelas quais o Ministério da Magia requer que os bruxos e bruxas tenham uma licença para poderem aparatar é para evitar que eles simplesmente aparatem em um banco trouxa e roubem todo o dinheiro dele[5].
  • Carlinhos Weasley fez o teste de aparatação duas vezes, sendo que da primeira vez, ele aparatou oito quilômetros ao sul do destino pretendido e em cima de uma velha senhora que fazia compras.
  • Rony Weasley, em seu primeiro teste de aparatação, não conseguiu a Licença para Aparatar porque estrunchou metade de sua sobrancelha no processo.
  • Alvo Dumbledore levou Harry Potter para o esconderijo de Horácio Slughorn, por meio da aparatação lateral. Harry mais tarde retornou o favor ao desaparatar com ele para escaparem de uma caverna na beira-mar amparando Dumbledore pelo braço.
  • Harry, tecnicamente, infringiu a lei durante Relíquias da Morte já que ele não tinha feito o teste e nem tinha uma licença. No entanto, a natureza da situação que ele enfrentava praticamente o obrigava a quebrar as regras. Ao mesmo tempo, ele era o bruxo mais caçado da Grã-Bretanha depois que o Ministério da Magia caiu no controle de Voldemort e seus Comensais da Morte, por isso, se ele tivesse sido pego por aparatar, isso teria sido o menor de seus problemas.
  • No jogo Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2, a capacidade de aparatar é dada a Harry, mas ele nunca passou em seus testes. Mas, como explicado acima, tendo em conta os acontecimentos de ele ser o bruxo mais caçado do Reino Unido, isso não seria o pior de seus problemas.
  • Em algumas traduções Os três Ds foram traduzidos para palavras não-canônicas (o que significa que não foram traduzidas corretamente), por exemplo, 'Deliberação' foi traduzida como 'Dimensão' na versão dinamarquesa, apesar de significar uma coisa totalmente diferente. Isso foi feito para manter Os Três Ds.
  • A capacidade de Yaxley em Relíquias da Morte de ser capaz de forçar uma aparatação lateral apenas segurando o braço de Hermione, sugere que a aparatação pode usar a mesma forma de magia utilizada em chaves de portais, pois o único requisito para ativar a chave de postal é apenas tocando a própria chave. No entanto isso pode estar incorreto, pois chaves de portal não são afetadas por Azarações Anti-Desaparatação, embora isso pode ser devido ao fato da azaração estar definida para funcionar apenas no feitiço específico utilizado na aparatação, e não estar em sintonia com o feitiço Portus.
  • Na adaptação cinematográfica de Enigma do Príncipe, Harry e Dumbledore aparataram na Torre de Astronomia, aparentemente contradizendo o fato de que ninguém pode desaparatar e aparatar dentro dos limites de Hogwarts. Harry mencionou isso para Dumbledore, no que Dumbledore respondeu: "Bem, sendo quem sou, tenho privilégios". O roteiro original do filme explica isso ainda mais, tendo Dumbledore realizado um feitiço em sua re-chegada em Hogwarts, explicando a Harry que ele "fechou a janela" que lhes permitiu aparatar[6]. Além disso, o roteiro diz também que o diretor foi capaz de levantar e colocar de volta o Encanto Anti-Aparatação e a Azaração Anti-Desaparatação.
  • Apesar de ser visto, o termo "aparatação" não é mencionada nos filmes até a adaptação cinematográfica de Harry Potter e o Enigma do Príncipe.
  • De acordo com o W.O.M.B.A.T., é possível que a aparatação inter-países tenha sido proibida devido à estrunchamento extremo.
  • É possível que existam diferentes variações de aparatação, como voar ou aleatoriamente aparecer do nada.
  • Um possível exemplo de uma variação da aparatação pode ser vista (em Harry Potter e a Ordem da Fênix) quando alguns membros dos Comensais da Morte e da Ordem da Fênix aparecem voando cercados por um espeça fumaça negra (no caso dos Comensais) e branca (para os membros da Ordem). No entanto isso contradiz a lei mágica que diz que um bruxo não pode voar sem um veículo encantado, como uma vassoura, por exemplo.
  • No ultimo filme, Voldemort pode aparatar durante a Batalha de Hogwarts, mas isso pode ser explicado mostrando o fato de que ele e seus Comensais da Morte quebraram todas as proteções colocadas sobre a escola. Isso explica também porque Harry, Rony e Hermione não podiam aparatar dentro do castelo mais cedo.
  • Draco Malfoy parecia ser capaz de utilizar aparatação dentro de Hogwarts, pois ele aparentemente aparatou em um dos corredores, pegou Gregório Goyle e Blás Zabini, então desaparatou novamente. Novamente, isso pode ser explicado com o fato da destruição a Azaração Anti-Desaparatação.
  • Enquanto a aparatação é mencionada por Rony em Harry Potter e a Câmara Secreta, antes de fazer sua primeira aparição mais tarde na série, o conceito de aparatação lateral nunca é mencionado antes de sua introdução em Harry Potter e o Enigma do Príncipe. É possível a aparatação lateral normalmente não seja permitida, pois como anunciada por panfletos do Ministério que a descrevem como uma medida de emergência que está em vigor, à luz dos acontecimentos de tempos sombrios.
  • De acordo com Alvo Dumbledore, aparatar diretamente dentro da casa de alguém é "tão rude quanto arrombar a porta da frente", o que implica que existe um código de conduta da sociedade em relação aparatação. No entanto, não se sabe se esta é a opinião pessoal de Dumbledore ou a ideia coletiva da sociedade bruxa. Além disso, o ponto geralmente é discutível já que a maioria das habitações bruxas possuem proteção mágica contra aparatações indesejadas.

Nos filmes Editar

Nas adaptações cinematográficas da série, a aparatação é muito diferente da descrita na série de livros. O apar da aparência também é inconsistente entre os personagens e usos.

  • Nos filmes, os Comensais da Morte são mostrados fisicamente colapsando em uma espeça fumaça negra, disparando em direção ao céu, e como sendo capazes de voar e ir aonde quiserem ao fazer isto. Mesmo que muitas pessoas pensem que isso é uma variação da aparatação, na verdade não é. É apenas uma habilidade não-canônica que foi dada aos Comensais da Morte na série de filmes. Voldemort, por exemplo, pode voar desta maneira, e também realizar a aparatação na forma padrão. Isso mostra que o voo (fumaça negra) e a aparatação são coisas completamente diferentes no cinema. Assim como com os Comensais da Morte, essa habilidade também foi dada aos membros da Ordem da Fênix, que por sua vez, são vistos colapsando em uma densa coluna de fumaça branca na Batalha do Departamento de Mistérios.
  • Fred e Jorge Weasley, logo no início do filme Ordem da Fênix, são mostrados aparatando como descrito nos livros, simplesmente aparecendo do nada e emitindo um estalo alto, geralmente assustando as pessoas ao redor deles, como Molly Weasley.
  • No início do filme Enigma do Príncipe, a desaparatação é retratada como a(s) pessoa(s) sendo sugada(s) e retorcida(s) para dentro do nada e com um alto farfalhar que termina em um estalo. A aparatação é retratada da mesma maneira, mas na ordem inversa, com a(s) pessoa(s) sendo desrretorcida(s) do nada e com o mesmo som e estalo. Isto pode ser devido ao fato de uma vez que os telespectadores já sabem como aparatação funciona, que demonstra a(s) pessoa(s) sendo torcido através de um pequeno tubo, que é retratado no início e no final daquele ponto em diante.
  • No filme Câmara Secreta, Dobby, o elfo-doméstico, aparata na cozinha dos Dursley. Há um barulho de estalo (na verdade, o próprio Dobby faz o estalo) e, ao desaparatar, ele parece desaparecer como em uma lenta rajada de vento.
  • No filme Cálice de Fogo, Arthur Weasley e outros membros do Ministério da Magia aparatam rapidamente logo após o tumulto causado pelos Comensais da Morte na partida da Copa Mundial de Quadribol. Curiosa e antecipadamente, um fraco raio de luz violeta é mostrado no lugar dos membros do Ministério antes deles aparecerem.

Saindo um pouco dos livros, as maneiras como a aparatação é retratada nos filmes, provavelmente, foi uma escolha estilística feitas para melhor atender o meio visual de um filme. Ele também pode ser explicada que, talvez, o estilo difere dependendo da distância que será percorrida. De curto alcance e/ou sem a necessidade de mudar de local imediatamente, a forma menos intensa com a presença da fumaça negra dos Comensais da Morte é usada. Para longo alcance e/ou em necessidade de mudar de local rapida e imediatamente, a versão com a torção para dentro e fora do nada, usada por Alvo Dumbledore e Harry Potter, é então utilizada.

Nos jogos Editar

  • Nos jogos de vídeo game, a aparatação é mostrada como na maioria dos filmes; Nuvens de fumaça branca e negra, e com as pessoas aparentemente voando em direção ao seu destino.
  • No jogo LEGO Harry Potter: Years 1-4 quando Dobby aparata longe da Rua dos Alfeneiros, nenhum dos sons ou efeitos usados nos filmes é mostrado. Ele simplesmente desaparece.
  • Em LEGO Harry Potter: Years 5-7 a aparatação aparece como na maioria dos filmes e jogos de vídeo game; com os usuários sendo envoltos em fumaça branca ou negra.

Aparições Editar

Notas e referências Editar

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Harry Potter e o Enigma do Príncipe
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 Harry Potter e as Relíquias da Morte
  3. Quadribol Através dos Séculos - Capitulo 9 (O Desenvolvimento da Vassoura de Corrida)
  4. Scholastic Glossary (em inglês)
  5. Scholastic interview with J. K. Rowling (em inglês)
  6. Roteiro de Enigma do Príncipe no Internet Movie Script Database (arquivado aqui) (em inglês)

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória