Fandom

Harry Potter Wiki

Daniel Radcliffe

2 045 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Daniel Jacob Radcliffe (Londres, 23 de julho de 1989) é um ator britânico de cinema, televisão e teatro que se tornou mundialmente conhecido por interpretar o protagonista da adaptação cinematográfica de Harry Potter, baseada na série de contos da autora britânica J. K. Rowling. Foi selecionado para interpretar o jovem bruxo depois de uma série de audições realizadas no ano 2000. Após uma década envolvido com as filmagens da série, Radcliffe encerrou sua participação em dezembro de 2010 com o final das gravações do útimo filme, que fora dividido em duas partes para o cinema, Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Começou a atuar profissionalmente em 1999 ao participar do telefilme David Copperfield, uma adaptação do romance de mesmo nome de Charles Dickens. Posteriormente, debutou no cinema como Mark Pendel no suspense The Tailor of Panama (2001); e apareceu em outras produções de menores portes, como o longa independente australiano December Boys (2007) e o telefilme britânico My Boy Jack (2007). Em 2008, recebeu atenção especial da mídia por sua atuação na peça Equus do dramaturgo Peter Shaffer; peça na qual Radcliffe foi aclamado por sua atuação como o perturbado Alan Strang.1 Em 2011, Radcliffe retornou à Broadway com o musical How to Succeed in Business Without Really Trying, e, logo após o lançamento do último filme da série Potter, Radcliffe estrelou o thriller The Woman in Black (2012).

Estima-se que a fortuna de Radcliffe seja de aproximadamente £60 milhões (R$ 157 milhões), boa parte devido ao seu êxito obtido com a série Harry Potter.4 Além disso, o ator colabora regulamente com distintas organizações como a Demelza House e Get Connected, que recolhem fundos para fins beneficentes.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória