Fandom

Harry Potter Wiki

Elfo-doméstico

2 046 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.


"Um Elfo-doméstico deve ser libertado, senhor. E a família nunca libertará Dobby... Dobby servirá a família até a sua morte, senhor...."
—Descrição[fnt]

Um elfo-doméstico (algumas vezes são apenas chamados de elfos) é uma criatura mágica imensamente devota e leal a seus mestres.

Elfos-domésticos servem bruxos e bruxas e são geralmente encontrados a serviços de antigas família bruxas e com residência onde seus mestres vivem, como mansões, e devem fazer tudo que seus mestres desejam a menos que sejam libertados. Um elfo só pode ser libertado quando seus mestres os presenteiam com roupa.

Os Elfos-domésticos podem realizar feitiços sem o uso de uma varinha, na qual, apesar de seu pequeno tamanho físico, os elfos são muito poderosos.

Magia Editar

Todos os elfos domésticos têm a sua própria marca de magia, o que lhes permite executar tarefas, tais como aparatar, onde bruxos e bruxas não podem. Mais do que apenas simples donos de casa, os elfos domésticos são protetores implacáveis daqueles a quem eles são fiéis. Em 1993, Dobby protegeu Harry Potter, usando sua magia para lançar seu antigo mestre, Lúcio Malfoy, no chão.

Sua mágica é limitada pela falta de uma varinha. No entanto, ao contrário de alguns outros seres mágicos, o elfo doméstico é realmente muito feliz de não possuir uma varinha, uma vez que não necessita de uma para suas atividades diárias. Além de tarefas domésticas rotineiras, elfos domésticos geralmente têm que obter permissão de seu mestre antes de usar sua mágica para outras coisas. Embora um elfo doméstico raramente possa agir sem permissão, eles teriam que punir-se por estes atos.

Está implícito que com uma varinha e o conhecimento adequado, um elfo doméstico pode ser capaz de fazer outra magia, como Winky foi falsamente acusada de usar o feitiço Morsmordre para conjurar a Marca Negra.

Relacionamento com a população bruxa Editar

Elfos domésticos estão sujeitos às leis do governo bruxos do seu país, conhecida como Legislação dos Elfos.

Obediência Editar

Um elfo doméstico deve obedecer aos comandos dados a ele por seu mestre. Às vezes, eles parecem desejar a desobedecer essas ordens, mas como ordens de seu mestre são a "lei suprema do elfo-doméstico", eles não podem, e são obrigados a punir a si mesmos se eles o fizerem. No entanto, um elfo doméstico pode encontrar brechas dentro das ordens de seu mestre. Por exemplo, apesar de sua aversão a Sirius Black, Monstro não poderia desobedecer suas ordens diretas. No entanto, quando Sirius gritou com ele "saia", o que ele queria dizer para sair da cozinha, Monstro foi capaz de interpretar o comando de uma forma que lhe permitiu deixar o Largo Grimmauld, nº12 e ir até as primas de Sirius, Narcisa Malfoy e Belatriz Lestrange.

Maus tratos Editar

No passado, em parte devido à sua obediência absoluta, elfos domésticos têm sido tratados muito brutalmente por seus proprietários. Elfos domésticos não têm direitos próprios e são vistos como servos sem sentimento ou emoções.

Por exemplo, Monstro tinha que dormir em um armário sob uma caldeira, onde fez-se um antro e foi dada nenhuma atenção enquanto Sirius Black foi seu mestre. Antes disso, Voldemort forçado Monstro para beber a poção do desespero em que sua Horcrux estava escondida para testar a sua eficácia, e foi, em seguida, deixado para morrer. Além disso, Voldemort enquadrado o elfo doméstico Pokey pelo assassinato de Hepzibah Smith.

O elfo doméstico Dobby foi tão maltratado e sub-apreciado pela família Malfoy que ele procurou de modo independente, ajudar e proteger Harry Potter em 1992. Em 1998, Dobby foi morto por Belatriz Lestrange ao proteger a vida de Harry. Além disso, Horácio Slughorn fez um teste com um elfo doméstico de suas garrafas de hidromel, para saber se continha veneno (embora ele provavelmente tinha antídotos na mão).

Quando um elfo doméstico é maltratado, ele normalmente vai trabalhar apenas o suficiente para obedecer às ordens de seu mestre. No entanto, se até mesmo a menor brecha pode ser encontrado em ordens, elfos domésticos que estão descontentes com seu mestre irão explorar essa brecha para a sua vantagem. A melhor maneira para um mestre garantir a lealdade completa e cumprimento de suas ordens é simplesmente tratá-los adequadamente. Isto foi evidenciado em 1997, quando Hermione Granger convenceu Harry Potter a ser mais agradável para Monstro. Logo, Monstro começou a aceitar seu novo mestre, e começou a servi-lo com muito mais entusiasmo.

Fidelidade Editar

Elfos domésticos são tão intensamente leais a seus mestres eles podem chegar ao ponto da auto-tortura e automutilação se eles acham que vai agradar o mestre (ou para punir a si mesmos.)

Elfos domésticos não só servem um senhor específico, mas toda a família do mestre e quem quer que o elfo doméstico seja ordenada pelo mestre para servir. Quando Sirius Black foi morto em 1996, Harry Potter herdou o servo da Casa dos Black, Monstro. Embora Monstro não fosse inicialmente dispostos a servir de Harry, e só o fizeram como resultado da escravidão do elfo doméstico, depois que ele foi tratado com carinho, ele acabou por constituir uma lealdade feroz para Harry.

Deve-se notar, no entanto, que existem elementos de coerção na lealdade de alguns elfos domésticos. Monstro não gostava de Sirius Black, mesmo quando ele era seu mestre, e ajudou a sabotar Sirius, auxiliando Belatriz Lestrange e Narcisa Malfoy, embora isso possa ter sido mais fácil para ele já que ambas as bruxas tinha nascido na família Black. Alvo Dumbledore descreveu Monstro como "forçado a cumprir as ordens de Sirius, porque Sirius foi o último da família a qual ele foi escravizado, mas não sentia verdadeira lealdade a ele." Monstro também inicialmente desprezou servir Harry, vindo somente a fazê-lo de bom grado ele depois de Harry mostrar-lhe carinho e respeito e aponta que, cooperando com ele e seus amigos, Monstro iria honrar Régulo Black, seuo falecido mestre, por quem tinha grande apreço. Hermione Granger apontou que Monstro era "leal às pessoas que são gentis com ele."

Winky era absolutamente fiel à família Crouch, e quando ela foi demitida por não manter Crouch Jr sob controle, ela sofreu um colapso mental, pensando que sua libertação era a desgraça final para sua família.

Enquanto alguns elfos domésticos foram tratados cruelmente por seus mestres, alguns eram genuinamente amados e cuidados. Alguns bruxos tratavam seus elfos domésticos como animais de estimação ou bonecas adoradas.

Elfos de Hogwarts Editar

Ver artigo: Elfos de Hogwarts

Uma verdadeira legião de elfos domésticos são alistados pela Escola Hogwarts de Magia e Bruxaria . Eles trabalham nas cozinhas, preparando festas para toda a escola. Eles também mover troncos e bagagens para e de quartos, dormitórios limpos, e presumivelmente outras áreas do castelo também. Em 1994 , tornaram-se zangado com Hermione Granger quando ela fez tentativas para libertá-los. Dobby e Winky , que vieram sob emprego de Hogwarts na época, foram consideradas desgraças para o resto de seus colegas devido a Dobby sendo pago e receber um tempo de férias Winky ficando bêbado fora da auto-piedade. Durante a Batalha de Hogwarts , os elfos domésticos lutou contra os Comensais da Morte com Monstro levando-os. Eles defenderam seus donos usando facas de cozinha para esfaquear a tornozelos dos agressores.

Aparência física Editar

Elfos domésticos tem entre 60 e 90 cm de altura, com braços e pernas esguias e olhos de grandes dimensões. Eles têm orelhas pontudas e altas, como orelhas de morcego e uma voz esganiçada.

Elfos domésticos conhecidos Editar

  • Dobby - Dobby era um elfo doméstico que serviu a família Malfoy. Durante o segundo de Harry Potter em Hogwarts, ele tentou avisar o menino da trama para reabrir a Câmara Secreta. No mesmo ano, Harry libertou Dobby dos Malfoy, dando-lhe uma de suas meias. Dobby, em seguida, passou a trabalhar nas Cozinhas de Hogwarts. Ele forneceu guelricho para Harry para a segunda tarefa do Torneio Tribruxo. Ele salvou a vida de Harry e seus amigos Ronald Weasley, Hermione Granger, Luna Lovegood, Dino Thomas, Sr. Olivaras e Grampo de Comensais da Morte na Mansão Malfoy, embora ele tenha sido morto por Belatriz Lestrange no processo. Dobby foi um, Fiel elfo valente, disposto a colocar-se em situações perigosas quando ele sabia ser a coisa certa a fazer. Ele também foi muito leal aos poucos amigos que ele tinha. Ele se considerava um bom elfo doméstico, embora outros elfos domésticos pareçam ver seus desejos e proclamações de ser um elfo livre como algo vergonhoso.
  • Winky - Winky era um elfo doméstico feminino, atualmente no emprego de Escola Hogwarts de Magia e Bruxaria e anteriormente o servo do familiar Crouch até que ela foi disparado quando ela deixou Barty Crouch Jr fora do seu alcance. Dobby ajudou a encontrar trabalho nas cozinhas de Hogwarts, mas ela passou a maior parte de seu tempo a beber muito.
  • Monstro - Monstro era um elfo doméstico de idade que serviu a Casa dos Black com lealdade fanática pela maior parte de sua vida, até que ele foi deixado para Harry Potter após a morte de Sirius Black em 1996. Ele gostava muito de "sua mestra" Walburga Black, que morreu em 1985, mas cujo retrato ainda gritou ordens da parede do hall de entrada da casa Black. Após a morte da Sra Black, Monstro deixou cair a casa em desordem Ele também foi ferozmente leal a Régulo Black, por quem ele lutou na Batalha de Hogwarts, juntamente com muitos outros elfos domésticos.
  • A mãe de Monstro - A mãe de Monstro serviu como o elfo doméstico da família Black algum tempo antes de seu filho. Quando ela ficou velho demais para transportar uma bandeja de chá, ela foi decapitado e sua cabeça foi montado sobre uma placa e pendurado na parede acima das escadas hall de entrada no Largo Grimmauld, nº12.
  • Os elfos que trabalham em Hogwarts - Pelo menos uma centena deles, vivem em Hogwarts e trabalham nas cozinhas. Eles usam uniformes feitos de toalhas de chá.
  • Hooky - tinha uma estátua em Hogwarts

Aparições Editar

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória