FANDOM

O freixo (gênero Fraxinus) é uma árvore da família das Oleáceas, a mesma família a que pertence a oliveira. É uma árvore de solos frescos e profundos, de porte médio, que pode atingir cerca de 25 metros de altura. A casca tem sulcos profundos, verticais e é castanha escura acinzentada. As folhas são verdes. As flores, que não têm cálice nem corola, são em cachos, pendentes e surgem antes do aparecimento das folhas.

Varinhologia Editar

A varinha de freixo tende a obedecer ao seu único mestre e não deve ser passada ou presenteada a alguém, pois perderá poderes e habilidades. Essa tendência é ainda maior se o núcleo for de unicórnio. Antigas superstições contam que essas varinhas raramente toleram exames detalhados, mas, para Garrick Olivaras, o velho ditado envolvendo as varinhas da romeira, castanheira, freixo e aveleira (romeira fofoqueira, castanheira zangada, freixo é teimoso e aveleira choradeira) pode ter um fundo de verdade. Os bruxos e bruxas que são escolhidos por varinhas de freixo não são, segundo ele, facilmente demovidos de suas crenças e propósitos.[1]

Como for, os bruxos e bruxas que que são frágeis ou auto-confiantes que insiste em tentar usar varinhas dessa madeira muito prestigiada vai ficar desapontado com os resultados. O dono ideal para a varinha de freixo deve ser tenaz, e com certeza corajoso, mas nunca arrogante ou grosso.[1]

Vassouras Editar

Algumas das primeiras vassouras, como uma em exibição no [Museu do Quadribol]], também eram feitas de freixo.[2]

Proprietários de varinhas de freixo Editar

Aparições Editar

  1. 1,0 1,1 Escrito por JK Rowling: "Madeira de Varinha" no Pottermore
  2. Quadribol Através dos Séculos (real), Capítulo 1