FANDOM


A partir de 2001, a Warner Bros. Pictures começou a liberar adaptações dos livros de Harry Potter. Estes filmes provaram ser muito populares e, em menos de uma década, a série de filmes Harry Potter tornou-se a série cinematográfica de maior bilheteria da história, superando a mundialmente famosa franquia de James Bond.[1]

História Editar

Em 1997, David Heyman recebeu uma cópia de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Ele colocou na prateleira de baixa prioridade, pensando que o título era "lixo". No entanto, quando uma secretária encontrou e leu, ela deu a Heyman uma crítica positiva e ele a leu. Heyman ficou muito impressionado com o trabalho de Rowling, o que levou Rowling a vender a ele os direitos do filme para quatro livros em 1999.

Diretores Editar

Roteiro Editar

Música Editar

Filmes Editar

A adaptação cinematográfica de Relíquias da Morte foi dividida em duas partes, a primeira das quais foi lançada em novembro de 2010, com a segunda parte lançada em 15 de julho de 2011.

O último dia de filmagem de Relíquias da Morte: Parte 2 foi concluído no sábado, 12 de junho de 2010. No entanto, os membros do elenco foram chamados para re-filmagens da cena Epílogo em 21 de dezembro de 2010.

Elenco Editar

Treze atores aparecem em todos os oito filmes. Eles são:

  1. Daniel Radcliffe como Harry Potter
  2. Emma Watson como Hermione Granger
  3. Rupert Grint como Ronald Weasley
  4. Robbie Coltrane como Rúbeo Hagrid
  5. Alan Rickman como Severo Snape
  6. Geraldine Somerville como Lílian Evans
  7. Bonnie Wright como Gina Weasley
  8. Matthew Lewis como Neville Longbottom
  9. Tom Felton como Draco Malfoy
  10. James Phelps como Fred Weasley
  11. Oliver Phelps como Jorge Weasley
  12. Devon Murray como Simas Finnigan
  13. Warwick Davis como Grampo em Relíquias da Morte: Parte 1, e Fílio Flitwick no resto.

Além disso, como Relíquias da Morte: Parte 1 e Relíquias da Morte: Parte 2 foram filmadas como um filme, os quatro atores a seguir também estiveram presentes para as filmagens de todos os oito filmes (apesar de não aparecerem na Parte 1 ):

  1. Maggie Smith como Minerva McGonagall
  2. David Bradley como Argo Filch
  3. Josh Herdman como Gregório Goyle (assim como Harry Potter sob os efeitos da Poção Polissuco)
  4. Alfie Enoch como Dino Thomas

Além disso, os dois personagens a seguir aparecem em todos os oito filmes, mas não foram retratados pelo mesmo ator em cada um deles:

  1. Alvo Dumbledore, interpretado por Richard Harris nos dois primeiros filmes, e Michael Gambon do terceiro em diante (assim como por Toby Regbo quando adolescente).
  2. Pedro Pettigrew, interpretado por Dex nos três primeiros filmes (na forma de Perebas Rato) e Timothy Spall, do terceiro em diante.

Significância Editar

Além de sua popularidade recorde, a série de filmes Harry Potter é significativa em várias áreas:

  • O envolvimento próximo de sua autora, JK Rowling , em muitos aspectos da produção, incluindo a consulta de histórias e o casting.
  • O fato de que, com exceção de Alvo Dumbledore, cujo ator precisava ser reformulado devido à morte do original, todos os principais personagens em andamento teriam sido interpretados pelos mesmos atores durante toda a série. Alguns personagens de apoio foram reformulados ao longo dos anos, no entanto.
  • A conclusão da série marca a primeira vez que uma série de livros dessa extensão, envolvendo um arco contínuo de história, foi adaptada para o filme na íntegra e sem mudanças profundas na história original.
  • A série de livros e séries de filmes foi lançada ao longo de um período de dez anos. A Pedra Filosofal foi publicado pela primeira vez no Reino Unido em 1997, com o último livro As Relíquias da Morte publicado em 2007. Da mesma forma o primeiro filme foi lançado em 2001 e a série concluída em 2011 com o oitavo e último filme.
  • Cada filme da série foi um sucesso crítico e financeiro em todo o mundo.

História do logotipo Editar

O design do logotipo de Harry Potter é baseado no tipo de letra usado nas edições americanas dos livros. Nos dois primeiros filmes, dirigido por Chris Columbus, foi de ouro, no entanto Alfonso Cuaron, o diretor de Prisioneiro de Azkaban mudou a cor do logotipo para a prata para refletir a atmosfera mais escura do filme. Isso foi usado em filmes posteriores também.

Em todos os filmes, exceto Pedra Filosofal e Prisioneiro de Azkaban, o logo de Harry Potter aparece lentamente flutuando do fundo para o primeiro plano, geralmente através de um mar de nuvens. Nos outros dois filmes, o logotipo voa em primeiro plano, para à medida que é iluminado e depois volta para o primeiro plano.

De Câmara Secreta em diante, a sequência do título começa com o logo da Warner Bros. desaparecendo e lentamente flutuando do fundo através de um mar de nuvens.

Filmes Editar

Pedra filosofal Editar

Em Pedra Filosofal , o fundo é um remendo genérico de nuvens tempestuosas, e o logotipo é de ouro metálico. Esta é a primeira instância em que o título não é acompanhado pelo tema de Edwiges. Em vez disso, o tema é reproduzido com o logotipo da Warner Bros. Pictures, que não é mostrado como parte da sequência do título.

Câmara Secreta Editar

Em Câmara Secreta, o fundo é o céu acima da Rua dos Alfeneiros ao entardecer. Câmara Secreta é o único filme a retratar o logotipo da Warner Bros. Pictures em seu esquema de cores original. Por causa do fundo azul do logotipo, ele é animado para ativar seu "back" para que a câmera não "passe" por ele. Em todos os filmes subsequentes, o fundo azul é omitido e a câmera passa entre as letras do logotipo.

Prisioneiro de Azkaban Editar

Prisioneiro de Azkaban é o único filme até hoje que não retrata nem o logotipo da WB nem da Harry Potter contra um mar de nuvens. Em vez disso, eles são colocados flutuando na frente de Rua dos Alfeneiros, nº4, iluminados pela luz da varinha. Outra diferença notável é que as letras do logotipo de Harry Potter flutuam ao acaso. Diferente dos dois primeiros filmes, e continuando no próximo, o logotipo é de cor prata.

Cálice de Fogo Editar

Em Cálice de Fogo, o logotipo aparece no céu logo acima do túmulo de Tom Riddle Sr. Além disso, o subtítulo se materializa com um efeito de chama azul.

Ordem da Fenix Editar

Em Ordem da Fênix, o logotipo flutua através do que parece ser fumaça ou neblina azul em vez de nuvens reais. Este logotipo é cinza e com textura de pedra em vez de metálico, uma tendência que continua nos filmes a seguir. Ordem da Fênix é também o primeiro filme a usar uma nova fonte para o subtítulo, algo que também se aplica aos filmes mais recentes. O fundo é genérico, mas se dissolve em um céu ensolarado sobre Little Whinging.

Enigma do Príncipe Editar

Em Enigma do Príncipe , as nuvens são cinzentas, com relâmpagos passando por elas. Os logotipos WB e Harry Potter são intercalados por uma cena curta mostrando o resultado do "Duelo no Átrio do Ministério" da Ordem da Fênix . Depois que o logotipo de Harry Potter aparece, o fundo se dissolve em um céu tempestuoso idêntico.

Relíquias da Morte: Parte 1 Editar

Em Relíquias da Morte: Parte 1, O logotipo da WB é acompanhado pelo som estridente que o medalhão do RAB faz. Quando passa para o primeiro plano, o metal enferruja e se deteriora. Quebrando a tradição da série, uma cena completa - incluindo um monólogo de Rufo Scrimgeour e uma montagem com os três protagonistas - separa a sequência do título em partes. O logo de Harry Potter então aparece, flutuando através das nuvens monocromáticas acima da Mansão Malfoy. Este é o segundo exemplo em que o logo de Harry Potter não é acompanhado por "Tema de Edwiges" (que novamente toca com o logotipo da WB). Em vez disso, um novo tema é usado, "Snape para Mansão Malfoy", que segue para a próxima cena.

Relíquias da Morte: Parte 2 Editar

Em Relíquias da Morte: Parte 2, A sequência do logotipo é mais diferente que os 7 filmes anteriores onde mostra a cena final da Parte 1 na qual Voldemort tem a Varinha das Varinhas e testa as nuvens e então a cena passa para o logotipo da WB é cercada por nuvens escuras e, quando passa, vemos o castelo de Hogwarts não mais colorido, mas afetado pelos dementadores. Nós vemos os estudantes de Hogwarts marchando e Snape parado com uma cara triste em relação ao que ele fez a Hogwarts. Então vemos o logo de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 flutuando através das nuvens e seguido por um tiro do túmulo de Dobby.

Em outras mídias Editar

Em materiais promocionais, como cartazes e merchandise de filmes, e em capas de DVD/Blu-ray, o logotipo de Harry Potter aparece de forma diferente do que o de seu filme.

Pedra filosofal Editar

Para Pedra Filosofal, as letras têm um efeito chanfrado diferente e textura de qualquer outra instância do logotipo. Ele também tem um efeito de brilho branco em torno dele.

Câmara Secreta Editar

Para a Câmara Secreta, o logotipo tem um brilho azul ou verde em torno dele.

Prisioneiro de Azkaban Editar

Para Prisioneiro de Azkaban, o efeito de brilho é descartado. Embora sutil, o logotipo foi redesenhado para Azkaban. A letra P foi alongada e recebeu uma serifada pontiaguda diferente. Além disso, o filme começou a tendência de colorir o logotipo em vários tons de prata, em vez de ouro (no entanto, é bronze colorido em alguns casos) .Desde que o tom do filme passou de claro para escuro.

Cálice de Fogo Editar

Para Cálice de Fogo e todas as versões subsequentes, o logotipo aparece como brilhante e metálico em todas as aparências não-cinematográficas. É descrito como feito de pedra ou metal enferrujado nas seqüências do título dos filmes.

Ordem da Fenix Editar

Ordem da Fênix é notável por mudar a fonte usada para as legendas, uma mudança refletida no filme também. No entanto, na sequência do título do filme, o título usa o antigo 'P' em 'Potter' como usado nos dois primeiros filmes. Ordem da Fênix também é a primeira a retratar o logotipo como desgastado e arranhado. A antiga fonte de legenda ainda é usada em outros materiais promocionais além do logotipo.

Enigma do Príncipe Editar

Em muitos anúncios, cartazes e capas de DVD / Blu-ray para Enigma do Príncipe, o logotipo de Harry Potter é mostrado inclinado em um ângulo e cortado em cada extremidade. Alguns pôsteres também retratam o logotipo com um brilho azulado. Este filme é também o primeiro a abreviar o título do filme para "HP6", que foi novamente feito para o sétimo filme.

Relíquias da Morte: Parte 1 Editar

Em comparação com a versão do filme - que é estritamente cinza escuro - o logotipo aparece em vários tons, de preto a cinza claro em itens promocionais, capas de DVD / Blu-ray e trilha sonora. Em alguns cartazes, tem um tom vermelho perceptível. Para o videogame e outros materiais promocionais, o logotipo tem uma tonalidade azul.

Além disso, instâncias anteriores do logotipo mantinham a mesma fonte para o subtítulo dos filmes anteriores. A versão final do logotipo tem as partes das letras alongadas ou encurtadas.

Notas e referênciasEditar

  1. Lista de filmes de maior bilheteria na wikipedia
Série Harry Potter por J. K. Rowling
Pedra Filosofal livro filme jogo trilha sonora do filme trilha sonora do jogo
Câmara Secreta livro filme jogo trilha sonora do filme trilha sonora do jogo
Prisioneiro de Azkaban livro filme jogo trilha sonora do filme trilha sonora do jogo
Cálice de Fogo livro filme jogo trilha sonora do filme trilha sonora do jogo
Ordem da Fênix livro filme jogo trilha sonora do filme trilha sonora do jogo
Enigma do Príncipe livro filme jogo trilha sonora do filme trilha sonora do jogo
Relíquias da Morte livro filme 1 jogo 1 trilha sonora do filme 1 trilha sonora do jogo 1
filme 2 jogo 2 trilha sonora do filme 2 trilha sonora do jogo 2
Criança Amaldiçoada script peça
Animais Fantásticos (série de filmes)
Animais Fantásticos e Onde Habitam livro roteiro filme trilha sonora jogo
Animais Fantásticos e Onde Habitam 2 roteiro filme
Animais Fantásticos 3

filme

Animais Fantásticos 3

filme

Animais Fantásticos 5

filme

Outros trabalhos escritos Outros jogos
Quadribol Através dos Séculos Wonderbook: Livro de Feitiços
Os Contos de Beedle, o Bardo Wonderbook: Livro de Poções
Harry Potter Prequel Harry Potter: Copa Mundial de Quadribol
Enciclopédia Oficial do Mundo de Harry Potter (potencialmente cancelada) Harry Potter: Find Scabbers
Pottermore Presents Harry Potter DVD Game: Hogwarts Challenge / Wizarding World
Harry Potter das Páginas para a Tela: A Jornada Completa das Filmagens Harry Potter: Spells
LEGO Harry Potter: Building the Magical World LEGO Harry Potter: Anos 1-4 / Anos 5-7
LEGO Harry Potter: Characters of the Magical World LEGO Dimensions
Harry Potter: Um Livro Pop-Up Motorbike Escape
J. K. Rowling: A Bibliography Harry Potter: The Quest
Harry Potter: The Character Vault / Creature Vault / Artifact Vault Harry Potter para Kinect
Harry Potter Film Wizardry Wizard's Challenge
Animais Fantásticos e Onde Habitam: A Arte do Filme Animais Fantásticos: Casos do Mundo Mágico
A Maleta de Criaturas: Explore A Magia do Filme Animais Fantásticos e Onde Habitam Harry Potter Trading Card Game
O Mundo Mágico de J.K. Rowling: A Magia do Cinema Volume Um/ LEGO Creator: Harry Potter / Harry Potter and the Chamber of Secrets
Outros canônes Outrosfilmes / documentários
Site oficial de J. K. Rowling Harry Potter and Me
Pottermore The Queen's Handbag
Conta do Twitter de J. K. Rowling J.K. Rowling: Um Ano na Vida
Harry Potter: The Exhibition Magia Além das Palavras: A História de J.K. Rowling
The Making of Harry Potter Harry Potter: Beyond the Page
O Mundo Mágico de Harry Potter O Conto dos Três Irmãos
IndivíduosLocaisCriaturasTraduções