FANDOM

Harry Potter e a Ordem da Fênix é o quinto livro na série Harry Potter de J. K. Rowling. Foi um dos mais esperados livros da série, já que houve uma espera de três anos antes este e o livro anterior, Harry Potter e o Cálice de Fogo . Com 38 capítulos, é também o livro mais longo da série, sendo tachado por Stephen Fry como mais pesado que uma geladeira e usado como referência para o tamanho dos próximos dois livros.[1]

DedicatóriaEditar

Para Neil, Jessica e David, que transformam o meu mundo em magia

Sinopse do livroEditar

"Dumbledore baixou os olhos, estudou Harry através de seus oclinhos de meia-lua e falou: - Está na hora de lhe dizer o que deveria ter-lhe dito há cinco anos, Harry. Sente-se, por favor. Vou lhe contar tudo."

Harry Potter vai começar seu quinto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Está desesperado para voltar à escola e descobrir por que seus melhores amigos, Rony e Hermione, andaram tão misteriosos durante as férias. Porém, o que o jovem está prestes a descobrir nesse novo ano em Hogwarts vai provocar uma grande reviravolta em seu mundo."

EnredoEditar

Capítulo 1: "Duda dementado"Editar

"'Se não fosse por ele, ninguém saberia que Lord Voldemort voltara! E sua recompensa era ficar encalhado em Little Whinging quatro semanas inteiras, completamente isolado do mundo da magia...'"
Harry furioso com sua isolação.

Harry Potter permanece em sua casa na rua dos Alfeneiros, nº4, vivendo com seus parentes trouxas e completamente isolado do mundo bruxo. Há um calor insuportável e, devido a isso, Harry passa a maior parte do tempo do lado de fora da casa, caminhando pelo bairro e tentando evitar seus tios o quanto possível. Ele está constantemente remexendo as latas de lixos, procurando por jornais velhos, cujas manchetes indicariam o retorno de Lord Voldemort. Entretanto, nada comum é noticiado, Harry ainda suspeita então que o Ministro da Magia, Cornélio Fudge, nega o retorno do Lorde das Trevas. Depois se seguir Duda Dursley e sua turma, os dois discutem. Duda zomba de Harry sobre a morte de Cedrico Diggory, tendo ouvido Harry usar este nome enquanto dormia. Os primos são atacados por Dementadores. Harry usa o Feitiço do Patrono três vezes, só tendo sucesso na última. Para a surpresa de Harry, chega a Sra. Figg, sua vizinha, em direção aos dois adolescentes. Ele tenta esconder sua varinha, mas ela diz a ele para não escondê-la, no caso de os Dementadores voltarem. Ela ficou furiosa com Mundungo Fletcher, que deveria vigiar Harry, mas que desaparatou pouco tempo antes em frente à casa dos Dursley.

Capítulo 2: "Uma revoada de corujas"Editar

"'Ministério da Magia? Gente de sua laia no governo? Ah, isso explica tudo, tudo mesmo, não admira que o país esteja indo para o brejo'"
Válter Dursley sobre o Ministério.

Harry, a Sra. Figg e Duda voltam à rua dos Alfeneiros. o Ministério da Magia manda a Harry uma carta dizendo que ele foi expulso da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts por praticar magia sendo menor de idade. Alvo Dumbledore age rápido e diz ao Ministério que eles não têm autoridade para expulsar alunos de Hogwarts; então, o Ministério estabelece uma audiência para decidir sobre a quebra da varinha de Harry. Harry é informado disto através de várias cartas entregues à casa dos Dursley. Como os trouxas não podem ver os Dementadores, Duda pensa que Harry o atacou com algum tipo de feitiço. Válter quase joga Harry na rua, como tinha avisado que faria desde que recebeu Harry, quando Petúnia recebe um Berrador. Antes de Petúnia poder abrir a carta, esta queima e grita: "Lembre-se da última da última, Petúnia." Petúnia então, convence seu marido a deixar Harry ficar na rua dos Alfeneiros. Harry não tem ideia do que está acontecendo.

Capítulo 3: "A Guarda Avançada"Editar

"'Um número surpreendente de pessoas se apresentaram como voluntárias para vir buscá-lo.'"
Remo Lupin.

Harry imediatamente escreve cartas para Sirius, Hermione e Rony. Depois de muitos dias trancado em seu quarto, Tio Válter, Petúnia e Duda saem para um concurso - o Concurso do Gramado Mais Bem Cuidado da Grã-Bretanha - e um número de bruxas e bruxos, autodenominados a "Guarda Avançada", vêm para buscar Harry da casa dos Dursley. Eles são membros da Ordem da Fênix, um grupo de elite cujos membros lutam contra Lord Voldemort e os Comensais da Morte. Entre eles estavam o verdadeiro Alastor Moody, Remo Lupin e Ninfadora Tonks. Lupin deixa uma mensagem para os Dursley, antes de o grupo inteiro avançar em um longo voo em suas vassouras.

Capítulo 15: "A Alta Inquisidora de Hogwarts"Editar

"'Ah, mal posso esperar para ver a McGonagall ser inspecionada - disse feliz. - A Umbridge não vai saber nem o que foi que a acertou.'"
Rony ao saber que Umbridge inspecionará os professores.

Na manhã seguinte Harry, Rony e Hermione tomam conhecimento do artigo que Percy citara na carta anteriormente, através da primeira página do Profeta Diário. A edição daquela manhã noticia que o Ministério da Magia pretende reformar a educação e nomeia Umbridge como primeira Alta Inquisidora de Hogwarts. Logo, ela começa a inspecionar os professores durante as aulas, começando por Flitwick, Trelawney e McGonagall. Em uma das aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas, Harry ganha mais uma semana de detenção por responder com ironia á um comentário de Umbridge. No Salão Principal, Angelina grita com ele, pois com novas detenções ele perderá mais treinos de Quadribol. McGonagall interrompe a discussão e tira cinco pontos da Grifinória por Harry não tê-la ouvido quando o aconselhou a não provocar mais Umbridge. Durante uma aula inspecionada da Professora Grubbly-Plank, Harry responde a uma provocação de Draco e ganha mais uma noite de detenção com Umbridge. Hermione e Rony contam a Harry que tiveram a ideia de que ele poderia dar aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas, já que as aulas com Umbridge têm sido inúteis. Harry se enfurece e discute com os amigos, pois acha a ideia absurda. No entanto, após a discussão, promete pensar na proposta.

Capítulo 16: "No Cabeça de Javali"Editar

"'Bom - disse Hermione com um leve sorriso -, ela simplesmente não conseguia tirar os olhos de você.'"
Hermione contando á Harry sobre Cho.

Semanas depois, Hermione toca novamente no assunto e, com o consentimento de Harry, marca uma reunião na próxima visita á Hogsmeade, na primeira semana de outubro. Na ocasião, Hermione organiza a reunião no Cabeça de Javali e vários alunos comparecem. Uma bruxa de véus negros sentada na outra mesa chama a atenção dos garotos. Ao mostrarem real interesse em ter aulas com Harry, todos assinam uma lista comprometendo-se a não contar a ninguém o que decidiram. Pouco depois, na Escriba Penas Especias, Hermione conta á Rony que Gina está saindo com Miguel Corner e ele fica furioso. A garota também conta a Harry que Gina gostava dele, mas que já "desistiu". Hermione comenta que, durante a reunião, Cho não tirou os olhos de Harry.

Capítulo 17: "Decreto da Educação Número Vinte e Quatro"Editar

"'Nenhuma organização, sociedade, nenhum time, grupo ou clube estudantil poderá existir sem o conhecimento e a aprovação da Alta Inquisidora'"
—trecho do aviso afixado no quadro de avisos da Sala Comunal da Grifinória.

Umbridge oficializa o Decreto da Educação Número Vinte e Quatro que dissolve todos as organizações, sociedades, times, grupos e clubes estudantis, e somente com a permissão dela podem ser reorganizados. Edwiges retorna com uma resposta de Sirius, porém ferida, e Harry a deixa com a Professora Grubbly-Plank. No bilhete, Sirius marca um novo encontro na lareira da Sala Comunal da Grifinória. Nas masmorras, Draco faz questão de dizer a todos que Umbridge deu permissão para a equipe de Quadribol da Sonserina continuar a jogar. Ele provoca Harry e Neville fica furioso, partindo para cima de Draco e sendo impedido por Harry e Rony. Umbridge inspeciona Snape durante a aula de Poções. A Professora Trelawney se mostra irritada durante a aula, pois está em observação após o resultado da inspeção com Umbridge. Angelina comunica a Harry que o time de Quadribol da Grifinória não pode treinar enquanto Umbridge não tomar uma decisão sobre o assunto. Mais tarde, na lareira da Sala Comunal da Grifinória, Harry, Rony e Hermione conversam com Sirius através das chamas e este revela que a estranha bruxa vestida com véus no Cabeça de Javali era na verdade Mundungo vigiando Harry. Ele aprova a ideia das aulas secretas de Defesa Contra as Artes das Trevas e promete aos garotos pensar num lugar propício para realizarem as aulas. Abruptamente, o rosto de Sirius some e os garotos correm assustados ao verem a mão de Umbridge aparecer em meio ás chamas tateando em busca de algo/alguém.

Notas e referênciasEditar

  1. Harry Potter e a Ordem da Fênix
Filmes de Harry Potter por J.K. Rowling
Pedra Filosofal livro filme jogo trilha sonora do filme trilha sonora do jogo
Câmara Secreta livro filme jogo trilha sonora do filme trilha sonora do jogo
Prisioneiro de Azkaban livro filme jogo trilha sonora do filme trilha sonora do jogo
Cálice de Fogo livro filme jogo trilha sonora do filme trilha sonora do jogo
Ordem da Fênix livro filme jogo trilha sonora do filme trilha sonora do jogo
Enigma do Príncipe livro filme jogo trilha sonora do filme trilha sonora do jogo
Relíquias da Morte livro filme 1 jogo 1 trilha sonora do filme 1 trilha sonora do jogo 1
filme 2 jogo 2 trilha sonora do filme 2 trilha sonora do jogo 2
Criança Amaldiçoada script play
Animais Fantásticos (filmes)
Animais Fantásticos e Onde Habitam livro roteiro filme trilha sonora jogo
Animais Fantásticos e Onde Habitam 2 filme
Outros trabalhos escritos Outros jogos
Quadribol Através dos Séculos Wonderbook: Livro de Feitiços
Os Contos de Beedle, o Bardo Wonderbook: Livro de Poções
Harry Potter Prequel Harry Potter: Copa Mundial de Quadribol
Enciclopédia Oficial do Mundo de Harry Potter (potencialmente cancelada) Harry Potter: Find Scabbers
Pottermore Presents Harry Potter DVD Game: Hogwarts Challenge / Wizarding World
Harry Potter das Páginas para a Tela: A Jornada Completa das Filmagens Harry Potter: Spells
LEGO Harry Potter: Building the Magical World LEGO Harry Potter: Anos 1-4 / Anos 5-7
LEGO Harry Potter: Characters of the Magical World LEGO Dimensions
Harry Potter: Um Livro Pop-up Motorbike Escape
J. K. Rowling: A Bibliography Harry Potter: The Quest
Harry Potter: The Character Vault / Creature Vault / Artifact Vault Harry Potter for Kinect
Harry Potter Film Wizardry Wizard's Challenge
Fantastic Beasts and Where to Find Them: The Art of The Film Fantastic Beasts: Cases from the Wizarding World
A Maleta de Criaturas: Explore A Magia do Filme Animais Fantásticos e Onde Habitam Harry Potter: Trading Card Game
O Mundo Mágico de J.K. Rowling: A Magia do Cinema Volume Um LEGO Creator: Harry Potter / Harry Potter and the Chamber of Secrets
Outros canônes Outrosfilmes / documentários
J.K.Rowling Site Oficial Harry Potter and Me
Pottermore The Queen's Handbag
J. K. Rowling Conta do Twitter J.K. Rowling: Um Ano na Vida
Harry Potter: The Exhibition Magia Além das Palavras: A História de J.K. Rowling
The Making of Harry Potter Harry Potter: Beyond the Page
O Mundo Mágico de Harry Potter O Conto dos Três Irmãos
IndividualsPlacesCreaturesTranslations

Também no FANDOM

Wiki aleatória