FANDOM

Falando ofidioglossia

Harry Potter conversando com uma jiboia-constritora.

Ofidioglossia é a capacidade natural de falar língua de cobra, o idioma de serpentes (bem como outras criaturas similares a serpentes mágicas, como o farosutil). Aqueles dotados dessa habilidade são denominados ofidioglotas. É uma habilidade muito rara e normalmente hereditária. Quase todos os ofidioglotas conhecidos são descendentes de Salazar Sonserina, com Harry Potter sendo uma notável exceção, mesmo que ele tenha adquirido a habilidade através de Lord Voldemort, um descendente de Sonserina.

Características Editar

A língua das cobras é falada num som sibilante, semelhante ao de uma serpente; como tal, as pessoas normais não podem entendê-la (uma exceção conhecida é Alvo Dumbledore). Além da simples comunicação, ofidioglotas parecem ser também capazes de influenciar a vontade das serpentes em certa medida. Além de criaturas serpentinas, ofidioglotas podem também se comunicar uns com os outros na língua; por exemplo, Harry entendeu os comandos de Tom Riddle para o Basilisco de Salazar Sonserina, e os membros da Família Gaunt comunicavam-se entre si quase exclusivamente em língua de cobra. Falantes de língua de cobra são capazes de controlar objetos em forma de cobra (por exemplo, uma escultura); falantes mais proficientes podem ser capazes de falar à vontade, como a família Gaunt, que era muito proficiente na língua - o suficiente para que Morfino pudesse falar com Bob Ogden.

Reputação Editar

A capacidade de falar a língua das cobras - e não apenas imitá-la, como Ronald Weasley fez - é considerada um atributo de um bruxo das trevas. Esta fama deve-se ao fato de tanto Salazar Sonserina quanto Lord Voldemort possuírem tal capacidade. Outro bruxo das trevas notável que também era um ofidioglota foi Herpo o Sujo. No entanto, como Alvo Dumbledore apontou, há ofidioglotas entre os bons. Paracelso, um notável alquimista e um "gênio da medicina", é creditado com a descoberta da língua de ofidioglossia no século XVI, apesar da existência de falantes como Herpo, o Sujo ou Salazar Sonserina nas eras clássica e medieval.

Um membro desconhecido da Liga de Defesa contra as Artes das Trevas, quando perguntado sobre o assunto por Rita Skeeter, afirmou o seguinte: "Pessoalmente, eu encararia com muita suspeita qualquer pessoa que conversasse com cobras, pois esses animais em geral são usados nos piores tipos de magia negra e historicamente, são associados com bruxos malignos!".

Harry Potter como um ofidioglota Editar

Lord Voldemort passou a habilidade de falar e entender ofidioglossia para Harry Potter, inadvertidamente, quando ele o atacou na infância em 1981, o que acabou criando no menino uma Horcrux, também sem seu conhecimento.[1] A primeira vez que Harry conversou com cobras foi aos seus dez anos, quando foi ao zoológico com os Dursleys. Ele se comunicou com uma jiboia-constritora enquanto estava na área dos répteis. Inadvertidamente, ele fez com que o vidro do tanque da cobra desaparecesse, permitindo que ela escapasse.[2]

Harry não estava consciente de sua capacidade de falar ofidioglossia até 1992, quando ele enfrentou Draco Malfoy no Clube de Duelos e foi capaz de se comunicar com a cobra que Draco conjurou para atacá-lo, dizendo-a para não atacar Justino Finch-Fletchley. Isso causou histeria entre seus colegas porque uma escritura nas paredes do Castelo de Hogwarts previa que o Herdeiro da Sonserina abriria a Câmara Secreta, desencadeando um monstro que atacaria os alunos nascidos trouxas na escola. O herdeiro da Sonserina era, na verdade, Voldemort, mas Harry conseguiu entrar na Câmara falando a senha em língua de cobra e, posteriormente, matou o basilisco milenar. Pouco depois desse incidente, Harry descobriu como ele adquiriu a habilidade.[3]

Quando o mundo dos bruxos descobriu a habilidade de Harry em falar a língua das cobras, cortesia de Rita Skeeter, as pessoas começaram a duvidar de suas palavras, pois Cornélio Fudge se recusou a acreditar na alegação de Harry sobre o renascimento de Voldemort, em parte devido à sua capacidade de falar a língua.[4]

Ofidioglotas conhecidos Editar

Possíveis ofidioglotas Editar

Outros Editar

Pessoas que não eram ofidioglotas, mas foram capazes de falar ou entender ofidioglossia através de vários meios.

Aparições Editar

  1. 1,0 1,1 1,2 Harry Potter e as Relíquias da Morte
  2. Harry Potter e a Pedra Filosofal
  3. 3,0 3,1 Harry Potter e a Câmara Secreta
  4. Harry Potter e o Cálice de Fogo
  5. 5,0 5,1 Escrito por JK Rowling: "Escola de Magia e Bruxaria de Ilvermorny" no Pottermore
  6. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada