Harry Potter Wiki
Registre-se
Advertisement
Harry Potter Wiki

"Era uma bruxa extraordinária, entende, mas gostava de fazer experiências e um dos seus feitiços um dia deu errado. Eu tinha nove anos."
Luna Lovegood explicando a morte trágica de sua mãe[fnt]

Pandora Lovegood (falecida por torno de 1990[6]) foi uma bruxa que era casada com Xenofílio Lovegood, o editor d'O Pasquim, e com ele teve uma filha, Luna Lovegood. Ela morreu em 1990 por seu próprio feitiço, quando Luna tinha nove anos.

Harry viu uma foto de Luna e Pandora enquanto visitava a casa dos Lovegood. Nessa foto, Luna aparentava muito mais arrumada do que Harry jamais a havia visto. Isto evidencia que Pandora não era tão desatenta como Xenofílio ou pelo menos que ela exigia mais da aparência pessoal da filha, ao contrário de Xenofílio, conhecido por ser um homem desgrenhado.[7]

Biografia[]

"É, foi horrível. Eu me sinto muito triste às vezes. Mas ainda tenho o meu pai. De qualquer jeito, ainda vou rever minha mãe um dia, não é?"
— Perspectiva de Luna sobre a morte de sua mãe, mostrando sua crença na vida após a morte[fnt]

De acordo com sua filha, Pandora era uma bruxa extraordinária que gostava de fazer experiências com feitiços. Um dia, em 1990 ou 1991, um de seus experimentos deu errado, matando-a de um jeito "horrível" na frente de Luna, que a partir de então adquiriu a habilidade de ver testrálios (criaturas que só podem ser vistas por quem já testemunhou a morte). Luna disse a Harry Potter que se sentia triste em relação à morte de sua mãe de tempos em tempos, mas que acreditava que a veria de novo no pós-vida.[3]

Ao lado de sua cama, Luna tinha uma enorme fotografia dela e sua mãe se abraçando. Nela, Pandora tinha uma aparência muito similar à da mãe.[7] Muitos anos depois, Pandora Lovegood tornou-se postumamente a avó materna de Lorcan e Lysander, filhos de Luna e Rolf Scamander.[8]

Aparência física[]

Pandora tinha uma aparência similar à da filha.[4]

Habilidades mágicas[]

Pandora Lovegood foi descrita como uma bruxa extraordinária pela sua filha Luna, sugerindo que ela fosse proficiente em magia.[3]

Etimologia[]

Pandora é um nome do grego antigo, derivado de πᾶν (pān), que significa "todos", e δῶρον (dōron), que significa "dado" ou "presente"; assim, o nome pode se traduzir para "todos os presentes" ou "dado por todos". Na mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher criada pelos deuses, de quem recebeu uma caixa que foi proibida de abrir. No entanto, movida pela sua intensa curiosidade, abriu a caixa, liberando desgraças como miséria, tristeza etc. pelo mundo, daí a expressão "não abrir a caixa de Pandora". Isto pode ter relação com sua curiosidade e subsequente morte da personagem.

Lovegood é um sobrenome real que deriva das palavras inglesas love (amor) e good (bom), podendo ser traduzido como "amor aos bons" ou "cavalheirismo".

Aparições[]

Notas e referências[]

  1. Luna Lovegood nasceu em 13 de fevereiro de 1981, o que coloca sua concepção por torno de maio do ano anterior. Assim, Pandora não pode ter nascido antes de 1968 (para ter idade o suficiente) para ficar grávida em 1980.
  2. Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Capítulo 38 (Começa a Segunda Guerra), Luna diz que tinha nove anos quando sua mãe morreu, sugerindo que Pandora morreu entre seu nono e décimo aniversários. J. K. Rowling já confirmou que Luna nasceu no dia 13 de fevereiro.
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 3,5 3,6 3,7 3,8 Harry Potter e a Ordem da Fênix, Capítulo 38 (Começa a Segunda Guerra)
  4. 4,0 4,1 4,2 4,3 Harry Potter e as Relíquias da Morte, Capítulo 21 (O conto dos três irmãos) diz que Pandora parece "bastante" com a filha.
  5. EM Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Capítulo 4 (Horácio Slughorn), Horácio Slughorn afirma que membros da mesma família geralmente são selecionados para a mesma Casa. Isto sugere que Pandora pode ter sido uma corvinal. No entanto, há exceções.
  6. Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, Luna diz que ela tinha nove anos quando sua mãe morreu. J.K. Rowling confirmou mais tarde que o aniversário de Luna é em 13 de fevereiro.
  7. 7,0 7,1 Harry Potter e as Relíquias da Morte, Capítulo 21 (O conto dos três irmãos)
  8. Pottermore - DUMBLEDORE'S ARMY REUNITES AT QUIDDITCH WORLD CUP FINAL (Archived)
Advertisement