Harry Potter Wiki
Registre-se
Advertisement
Harry Potter Wiki
Baile de Inverno

O Baile de Inverno realizado durante o quarto ano de Harry Potter

O quarto ano é a quarta etapa da educação na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Como regra geral, os alunos já têm 14 a 15 anos de idade.

O quarto ano é quase idêntico em sua estrutura ao terceiro; os alunos estudam duas ou mais disciplinas eletivos, além das classes principais, e são permitidos em Hogsmeade durante os finais de semana selecionados.

Durante o quarto ano[]

Os alunos do quarto ano devem fazer Transfiguração, Feitiços, Poções, História da Magia , [Defesa Contra as Artes das Trevas], Astronomia e Herbologia. Eles também devem ter pelo menos duas de cinco eletivas, a saber: Adivinhação, Aritmância, Estudo das Runas Antigas, Trato das Criaturas Mágicas e Estudo dos Trouxas.[1] Os alunos podem optar por deixar um eletivo se se tornar um fardo.

O quarto ano normalmente consegue mais trabalho do que o terceiro ano, para se preparar para seus NOMs.

Aulas[]

Aula de Defesa Contra as Artes das Trevas

Uma aula de Defesa Contra as Artes das Trevas do quarto ano.

Pouco se sabe sobre o currículo; no entanto, durante o tempo de Harry Potter. Na aula de história, eles aprenderam sobre as guerras gigantes e continuaram suas lições sobre as rebeliões dos duendes. Em Trato das Criaturas Mágicas, Hagrid conseguiu criar um cruzamento entre os caranguejo-de-fogo e os anticoras, que ele chamava de explosivins, que a classe deveria ajudar a criar. Alunos de adivinhação começaram a fazer diários de sonhos e estudar os planetas. Em Defesa Contra as Artes das Trevas, eles aprenderam sobre as Maldições Imperdoáveis do Professor Moody.

Livros obrigatórios[]

Quarto ano de Harry[]

Artigos principais: Ano letivo 1994-1995 e Harry Potter e o Cálice de Fogo

Torneio Tribruxo[]

"O Torneio Tribruxo foi criado há uns setecentos anos, como uma competição amistosa entre as três maiores escolas europeias de bruxaria – Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang. Um campeão foi eleito para representar cada escola e os três campeões competiram em três tarefas mágicas. As escolas se revezaram para sediar o torneio a cada cinco anos, e todos concordaram que era uma excelente maneira de estabelecer laços entre os jovens bruxos e bruxas de diferentes nacionalidades – até que a taxa de mortalidade se tornou tão alta que o torneio foi interrompido."
Alvo Dumbledore sobre o torneio[fnt]

O Cálice de Fogo[]

"... três campeões competem no torneio, um de cada escola. Eles receberão notas por seu desempenho em cada uma das tarefas do torneio e aquele que tiver obtido o maior resultado no final da terceira tarefa ganhará a Taça Tribruxo. Os campeões serão escolhidos por um juiz imparcial... o Cálice de Fogo."
— Alvo Dumbledore sobre o torneio[fnt]
Seleção dos Campeões

Selecionando os campeões.

Com o início do novo ano escolar, o Professor Dumbledore anunciou que um evento muito especial aconteceria em Hogwarts naquele ano: o Torneio Tribruxo. O torneio pedia um único campeão de cada uma das três maiores escolas bruxas da Europa para competir em uma série de testes pelo glorioso prêmio de mil galeões.[2] Em pouco tempo, anfitriões das duas outras escolas, a Academia de Magia Beauxbatons e o Instituto Durmstrang chegaram, e foi anunciado que os três campeões seriam decididos pelo Cálice de Fogo, um artefato encantado que escolhe os participantes mais dignos dentre os que submeteram seus nomes. Um limite de idade para os participantes impediu que os bruxos menores entrassem no torneio, excluindo Harry Potter e Ronald Weasley e Hermione do envio de seus nomes.[3]

Escolhendo os campeões[]

Os Campeões

Vítor Krum, Fleur Delacour e Cedrico Diggory depois de terem sido selecionados para o Torneio Tribruxo.

Os campeões foram anunciados logo depois: Cedric Diggory, de Lufa-Lufa, representaria Hogwarts, Fleur Delacour, de Beauxbatons, e [Vítor Krum]], o apanhador da Seleção Búlgara de Quadribol, representando Durmstrang. Mas então um quarto nome foi lançado do Cálice de Fogo: Harry Potter.[3] Já que Harry não apresentou seu nome, nem poderia ter devido à restrição de idade, os presentes ficaram estupefatos, mas, não mais do que o próprio Harry. Apesar dos protestos emitidos pelos diretores das outras escolas contra dois campeões de Hogwarts, foi decidido que o Cálice de Fogo havia falado e que mudanças deveriam ser feitas de acordo.[4] Enquanto muitos pensavam que Harry havia de alguma forma contornado a barreira de restrição de idade de Dumbledore, o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, um ex-auror chamado Alastor "Olho-Tonto" Moody, sugeriu que talvez alguém tenha entrado no nome de Harry em uma quarta escola para garantir ser incluído na competição, esperando que ele não pudesse sobreviver às tarefas perigosas que aguardavam os outros campeões.[4]

Tensões com Ronald[]

Cerco para o Dragão Pottermore

Harry vê os dragões pela primeira vez.

A entrada de Harry na competição complicou seu relacionamento com Ronald, que mais uma vez se sentiu à sombra de seu famoso amigo.[4] Ronald não estava sozinho em afastar Harry; muitos dos estudantes de todas as três escolas assumiram que ele de algum modo trapaceou seu caminho para o torneio, tornando a vida de Harry miserável. Como se isso não bastasse, Harry desenvolveu uma paixão sem esperança para Apanhadora de Corvinal Cho Chang.

Embora Ronald e Harry se recusassem a falar um com o outro, Ronald passou uma mensagem através de Hermione que Hagrid queria vê-lo. O guarda-caças levou Harry para uma reunião com Madame Olímpia Maxime, Diretora da Beaxbaxtons, através da qual ele revelou que a primeira tarefa envolveria dragões.[5]

Primeira tarefa[]

"A primeira tarefa destina-se a testar o arrojo dos campeões, por isso não vamos lhes dizer qual é. A coragem diante do desconhecido é uma qualidade importante em um bruxo... muito importante..."
Bartolomeu Crouch Sr. descrevendo a primeira tarefa[fnt]
Harry Potter vs o Rabo-Córneo Húngaro

Harry enfrenta o Rabo-Córneo Húngaro na primeira tarefa do Torneio Tribruxo

Harry, com uma pequena ajuda de Moody e Hermione, conseguiu sobreviver à tarefa do dragão, apesar de enfrentar o mais violento dos quatro dragões, o Rabo-Córneo Húngaro.[6] Harry conseguiu convocar sua vassoura e voar, usando a estratégia de voo que aprendera como jogador de Quadribol para atrair o dragão dos ovos o tempo suficiente para ele ampliar e agarrar o ovo dourado, o prêmio da tarefa.

Harry foi informado de que a abertura do ovo lhe daria a pista para a próxima tarefa, mas quando se abriu, apenas um ruído estridente pôde ser ouvido. Com uma sugestão de Cedrico Diggory, em troca de avisá-lo sobre os dragões, Harry entrou furtivamente no banheiro dos monitores, dando a senha "pinho fresco". Ele pegou o ovo debaixo d'água e percebeu que precisava salvar alguém que amava debaixo do Lago Negro.[7]

Segunda Tarefa[]

"Bem, os nossos campeões estão prontos para a segunda tarefa, que começará quando eu apitar. Eles têm exatamente uma hora para recuperar o que foi tirado deles."
— Ludo Bagman apresenta a segunda tarefa[fnt]
Harry Potter vs sereianos

Harry no Lago Negro durante a segunda tarefa.

Mesmo com a ajuda de Hermione e Ron, que agora o perdoaram, Harry se esforçou para pensar em uma maneira de respirar debaixo d'água por uma hora. Com uma pequena ajuda de Dobby, Harry descobriu o guelricho e conseguiu salvar Ron de debaixo d'água.[8] Ele foi, no entanto, um pouco desviado, garantindo que todos os outros entes queridos capturados fossem salvos, e quando a irmã de Fleur Delacour não foi salva, ele a arrastou para a superfície também. Embora isso significasse que ele estava acima do limite de tempo, sua bravura e valor lhe deram pontos extras dos juízes.[8]

Penseira[]

Mais tarde, Harry e os outros campeões foram informados que a próxima tarefa seria em um labirinto, cheio de obstáculos mágicos, e enquanto Vítor Krum e Harry estavam discutindo isso, um maluco Bartô Crouch Sr emergiu da floresta, pedindo por Dumbledore. Harry foi buscar Dumbledore, mas quando ele voltou, eles encontraram Krum atordoado e Crouch não estava em lugar algum.[9]

Não muito tempo depois, Harry olhou para a penseira de Dumbledore e para suas lembranças, não apenas descobrindo que o filho de Bartô Crouch foi mandado para Azkaban, mas que Snape era, na verdade, um Comensal da Morte na época da Primeira Guerra.[10]

Terceira Tarefa[]

Ludovico Bagman: "A terceira tarefa na realidade é muito simples. A taça do Torneio Tribruxo será colocada no centro do labirinto. O primeiro campeão que puser a mão nela recebe a nota máxima."
Fleur Delacour: "Temes samplement que atrravessar o labirrinto?"
Ludovico Bagman: "Haverá obstáculos. Hagrid está providenciando algumas criaturas... e haverá também feitiços que vocês precisarão desfazer... essas coisas que vocês já conhecem. Agora, os campeões que estão liderando a contagem de pontos entrarão primeiro no labirinto. Depois entrará o Sr. Krum... depois a Srta. Delacour. Mas todos terão a mesma possibilidade de vencer, dependendo da perícia com que superarem os obstáculos."
— Harry Potter e o Cálice de Fogo
O Labirinto

A terceira e última Tarefa (O Labirinto)

Na terceira tarefa, Harry consegue atravessar o labirinto, auxiliado pelo Diggory, e eles decidem pegar a Taça simultaneamente.[11] Desconhecido para eles, a Taça foi realmente uma chave de portal que os transportou para um antigo cemitério, na aldeia de Little Hangleton. À espera deles estava Pedro Pettigrew, que carregava o que parecia ser uma criança deformada. Esta criatura ordenou que Rabicho matasse Diggory, que aboliu, deixando Harry em choque e raiva. Harry ficou atordoado e amarrado a uma lápide.[12]

Retorno de Lord Voldemort[]

Artigo principal: Retorno de Lord Voldemort
Retorno de Lord Voldemort 01

O renascimento de Lord Voldemort e retorno ao poder total.

"Osso do pai, dado sem saber, renove filho! Carne... do servo... da-da de bom grado... reanime... o seu amo. S-sangue do inimigo... tirado à força... ressuscite... seu adversário."
Pedro Pettigrew conduzindo o ritual para restaurar Lord Voldemort[fnt]

Aqui, o sangue de Harry Potter foi tomado por Rabicho (também conhecido como Pedro Pettigrew), que também cortou a própria mão e colocou ambos os itens em um caldeirão, sob o comando da criatura. A criatura foi revelada como Lord Voldemort, e a poção feita por Rabicho o trouxe de volta, com a nova habilidade de tocar Harry. Isto provou que a magia de sua mãe também havia sido levantada, já que agora o mesmo sangue corria através de ambas as suas veias. Voldemort revelou que ele tinha um servo em Hogwarts que tinha assegurado que Harry venceria o torneio e seria levado ao cemitério, para que Rabicho pudesse obter tanto o sangue de Harry quanto um osso do túmulo do pai de Lord Voldemort.[12]

Duelo de Harry Potter com Lord Voldemort[]

Artigo principal: Duelo em Little Hangleton

Priori Incantatem Pottermore

Ecos de vitimas anteriores de Voldemort aparecem.

Depois de convocar seus Comensais da Morte (incluindo Lúcio Malfoy),[13] Voldemort desafiou Harry para um duelo.[14] No entanto, sua varinha e Harry eram "irmãs". Quando as correntes das varinhas se entrelaçaram, um efeito Priori Incantatem ocorreu, fazendo com que os ecos espirituais das vítimas de Voldemort, incluindo os pais de Harry, saíssem de sua varinha. Os ecos momentaneamente protegeram Harry, permitindo que ele pegasse a chave de portal e escapasse para Hogwarts com o corpo de Diggory.[14]

Quando ele chegou de volta à escola, muitos dos alunos começaram a aplaudir, antes de verem o cadáver de Cedrico. Harry foi então levado embora por Moody e levado para seu escritório, onde ele ficou em estado de choque. Quando Moody investigou Harry em busca de informações, ele revelou que sabia que Harry foi levado para o cemitério.[15]

Descobrindo Bartô Crouch Jr[]

Bartô Crouch sendo interrogado

Quando Harry Potter percebeu que Moody era de fato o servo de Hogwarts, Moody tentou matá-lo. Antes que ele tivesse a chance, o corpo docente invadiu e fez Moody beber veritaserum, onde ele revelou que ele era na verdade Bartô Crouch Jr, que foi secretamente libertado por sua mãe de Azkaban, e estava usando a Poção Polissuco para se disfarçar de Alastor Moody.[15] todo o ano. Antes que Crouch pudesse repetir sua confissão às autoridades, no entanto, o Ministro da Magia Cornélio Fudge, que se recusou a acreditar que Voldemort havia retornado, chegou a Hogwarts, junto com um Dementador que sugou a alma de Crouch.[16]

Fim do ano[]

Dumbledore rapidamente reintegrou a Ordem da Fênix, e uma festa memorial para Cedrico foi realizada, onde Dumbledore disse à escola o que havia acontecido no cemitério e a mudança que esse evento certamente traria.[16]

Aparições[]

Notas e referências[]

Anos de Hogwarts
Primeiro - Segundo - Terceiro - Quarto - Quinto - Sexto - Sétimo
Advertisement