Fandom

Harry Potter Wiki

Richard Griffiths

2 045 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Richard Griffiths (31 de julho de 1947, Thornaby-on-Tees, Inglaterra) é o ator que interpreta Válter Dursley na série Harry Potter. Ele é casado com Heather Gibson.

CarreiraEditar

A carreira de Griffiths começou no rádio e no palco, onde ele construiu sua reputação como um palhaço Shakespeariano e com interpretações exageradas de Henrique VII. Filho de pais surdos-mudos, ele aprendeu a língua de sinais na infância e desenvolveu um talento para a dialética, que o permitiu a se destacar em vários papéis étnicos. Griffiths apareceu em filmes desde 1975 tanto na Grã-Bretanha quanto ao redor do mundo. Seus maiores sucessos incluem peças tanto contemporâneas quanto de época.[1]

AquisiçõesEditar

2004 - Ganhou o Evening Standard Theatre Award por Melhor Ator por sua atuação como Hector em The History Boys, no National Theatre (Lyttleton) (Londres).

2006 - Ganhou o Tony Award por Melhor Ator em uma Peça por sua performance como "Hector", em The History Boys.

Outras atuaçõesEditar

Griffiths foi considerado pelos produtores de Doctor Who para o papel do protagonista, entretanto, a série original não teve continuação desde 1989.

Ele já esteve em cerca de 60 produções tanto em filmes quanto no teatro.

Ele estrelou com Emma Watson (Hermione Granger) no filme britânico Dançando para a Vida.

Griffiths interpreta o Tio Válter, casado com Tia Petúnia, e pai de Duda Dursley, irmão de Tia Guida e tio de Harry Potter. Ele apareceu em cinco dos oito filmes da série. Sua parte foi cortada dos filmes Harry Potter e o Cálice de Fogo e Harry Potter e o enigma do Príncipe. Seu papél em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 também foi muito reduzido e seu personagem não aparece nos eventos narrados em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2. O ator disse que sentirá falta dos Dursleys agora que os filmes acabaram.

Telefones celularesEditar

Richard Griffiths é conhecido por se irritar com telefones celulares tocando durante uma de suas peças.[2][3]

Junho de 2005: ele expulsou um homem do National Theatre, em Londres, quando seu celular começou tocou pela sexta vez durante uma apresentação de The History Boys. O ator parou no meio de sua fala, encarou-o e disse: "Eu estou te pedindo para se levantar, deixar este auditório e nunca, nunca mais voltar". Os outros membros da plateia aplaudiram quando o homem deixou o teatro.

Outubro de 2005: Na apresentação de Heroes no Wyndham Theatre, em Londres, quando o celular de uma mulher tocou pela terceira vez, ele parou a apresentação e - para o aplauso geral - a expulsou do teatro.

Maio de 2006: Quando um celular tocou pela terceira vez em sua apresentação como Hector, em The History Boys, no Broadhurst Theatre, em Nova York, Griffiths gritou: "Eu não vou competir contra esses aparelhos eletrônicos. Vocês foram avisados pelo contra-regra para desligá-los; lhes avisaram que era contra a lei. Se nós ouvirmos mais um celular tocar, nós vamos terminar a apresentação. Vocês foram avisados."

BastidoresEditar

Vida pessoalEditar

Griffiths era casado com Heather Gibson. Ele recebeu a Ordem do Império Britânico em 2008.

Griffiths morreu no University Hospital Coventry em 28 de março de 2013 devido a complicações em uma cirurgia no coração.

Ver tambémEditar

Notas e referênciasEditar

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória