FANDOM

Assunto desconfirmado.

BiografiaEditar

JuventudeEditar

Segundo a descrição do Chapéu Seletor, ele era ambicioso e veio de um pântano. Essa pode ser a razão pela qual ele e sua família tem o raro dom de falar com as cobras. Também se diz que qualquer um que fale com as cobras é aparentado com Salazar Sonserina🐍. Os pãntanos do leste da Inglaterra estão em Norfolk, Lincolnshire, Cambridgeshire, e nos condados adjacentes, embora não se sabe se Sonserina veio mesmo dessa região em particular.

Fundador de HogwartsEditar

Slytherincrest

A casa que Salazar criou, Sonserina.

Como Rowena Ravenclaw e Godric Gryffindor, Salazar Sonserina parece ter selecionado cuidadosamente os alunos de sua própria casa. De acordo com Alvo Dumbledore, as qualidades que Sonserina mais prezava nos alunos que selecionava incluíam engenhosidade, esperteza, determinação, um certo desprezo pelas regras, astúcia, ambição, e pureza de sangue. Sua Casa em Hogwarts é simbolizada por uma serpente e pelas cores verde e prata.

Deixando HogwartsEditar

Depois de fundar Hogwarts e de co-existir por anos, um desentendimento começou a surgir entre Sonserina e os outros fundadores. Sonserina não aceitava alunos de famílias trouxa, os qual considerava indignos de confiança, e tentou persuadir os outros fundadores a somente aceitar alunos de famílias puro-sangue. Contudo, os outros fundadores não concordaram com Sonserina, particularmente Grifinória. Eventualmente, Sonserina e Grifinória brigaram por causa disso, de acordo com o Chapéu Seletor é possível que até duelaram, ou que um tipo de guerra civil estourou entre as casas. Sonserina escolheu deixar a escola depois de um tempo, deixando a Câmara Secreta e o basilisco.[1] Não se sabe a data de sua morte.

Após a morteEditar

Secrets1

A estátua de Salazar Sonserina e o esconderijo do basilisco de Sonserina na Câmara Secreta.

De acordo com a antiga lenda contada pelo professor de História da Magia, Cuthbert Binns, Salazar Sonserina foi o responsável pela construção da Câmara Secreta debaixo das masmorras de Hogwarts. Foi especialmente criada para o propósito de purgar a escola de todos os alunos nascidos trouxas. A câmara continha um basilisco que somente podia ser controlada pelo "verdadeiro herdeiro de Sonserina", e usá-lo para livrar a escola de todos os nascidos-trouxas. Pelo menos parte da lenda foi confirmada em 1943, quando Tom Marvolo Riddle, o herdeiro de Sonserina, abriu a Câmara para atacar os nascidos-trouxas.

Uma menina que o basilisco fez de vítima tornou-se um fantasma conhecido pelo nome de Murta Que Geme. A entrada para a Câmara Secreta está localizada no banheiro assombrado por ela, e só pode ser aberto através da ofidioglossia. Riddle abriu a Câmara outra vez em 1993 através de uma de suas sete Horcruxes, seu diário. Usando o pedaço de sua alma contida no diário, ele possuiu Gina Weasley e a forçou a fazer sua vontade. Contudo, da segunda vez que se abriu a Câmara, Riddle parecia ter um objetivo ligeiramente diferente do que o da primeira vez. Enquanto atacava nascidos-trouxas, seu objetivo final seria atrair Harry Potter para a Câmara e matá-lo.

Salazar Slytherin (full size)

Salazar Sonserina

Salazar Sonserina possuía um medalhão gravado com a letra S. O medalhão tornou-se relíquia de sua última linha conhecida de descendentes, os Gaunt. Mérope Gaunt vendeu o medalhão para Carátaco Burke. Foi então comprado por Hepzibá Smith, que tinha um apreço por antiguidades. Foi depois roubado de Smith por Tom Marvolo Riddle. Riddle depois transformou o medalhão em uma Horcrux, e o escondeu em uma caverna à beira-mar que visitava na juventude. O mesmo medalhão foi depois retirado da caverna por Régulo Black, com ajuda de seu elfo doméstico, Monstro. Monstro recebeu ordens de destruir o medalhão, mas não conseguiu cumpri-las. Foi depois roubado da casa da Família Black no Largo Grimmauld, nº12 por Mundungo Fletcher, e depois confiscado pela funcionária do Ministério da Magia, Dolores Umbridge. Umbridge usava-o como uma ferramenta de intimidação e afirmava que o S era de Selwyn, uma família puro-sangue. Ela ou não sabia da origem do medalhão ou queria escondê-la dos demais.

Slytherinn

A figurinhas do Sapo de Chocolate de Salazar Sonserina.

O medalhão foi recuperado por Harry Potter, e foi depois destruído por Rony Weasley com a espada de Gódrico Grifinória. Sua destruição destruiu todo o poder da horcrux.

Também há retratos de Sonserina no Castelo de Hogwarts, um guardando um atalho secreto entre a antecâmara das masmorras e a sala lateral do Saguão de Entrada. A senha pedida para passar pelo atalho era Pavor Mortal[2]. O outro estava pendurado na sala do diretor, parte da galeria dos retratos dos diretores[3].

SalazarLocket

O Medalhão de Salazar Sonserina.

No ano letivo de 1997 a 1998, o herdeiro de Sonserina, Riddle (agora conhecido como Lord Voldemort), realizou desejo de seu antepassado de purgar a escola de nascidos-trouxas por outro método: tomando o controle do Ministério da Magiae usando propaganda governamental falsa, Voldemort conseguiu ter os nascidos-trouxas expulsos do mundo bruxo, e no fim do ano, Voldemort disse até que Hogwarts não precisava mais de Seleção, e que os símbolos, escudos e cores da Sonserina serviria para todos. Depois da morte de Voldemort, tudo isso foi revogado, e o último desejo de Sonserina não foi realizado.

Descrição físicaEditar

A estátua de Salazar Sonserina na Câmara Secreta descreve um homem velho com a aparência de um macaco com uma longa barba fina e branca que chegava quase à parte de baixo de suas vestes. Servolo Gaunt, um parente de sangue, também é descrito com aparência de macaco.

PersonalidadeEditar

Salazar Sonserina era conhecido por ter muita esperteza e determinação, qualidades que ele prezava nos alunos de sua casa. Em um ponto, ele é chamado de ambicioso pelo Chapéu Seletor. Aparentemente nada o impedia de conseguir o que queria; isto foi provado com a construção da Câmara Secreta para purgar a escola dos nascidos-trouxa, apesar dos outros fundadores discordarem de suas crenças. Sonserina é considerado um dos maiores bruxos de seu tempo, com várias habilidades, particularmente Legilimência. Quando pensa em colocar um aluno na Sonserina, o Chapéu Seletor procura pelas características de Sonserina nesse aluno, incluindo astúcia, determinação e engenhosidade. 

Habilidades e poderes mágicosEditar

  • Ofidioglossia: Salazar Sonserina foi um dos primeiros ofidioglotas conhecidos e usou esta habilidade para controlar um basilisco. O símbolo de sua casa é uma serpente devido a isso, e ele passou essa marca a seus descendentes.
  • Legilimência: Sonserina era um conhecido e habilidoso Legilimens.
  • Criador de basilisco: Sonserina conseguiu gerar um basilisco e o manteve vivo na Câmara Secreta por cerca de mil anos, superando sua expectativa média de novecentos anos.

EtimologiaEditar

O nome Salazar é um nome e sobrenome português. António de Oliveira Salazar foi um ditador fascista de Portugal (onde Rowling viveu por vários anos) de 1932 a 1968. Rowling disse que o nome "Salazar Sonserina" veio do nome do ditador português.

Atrás das cenasEditar

  • Sonserina apareceu em "Bruxo do Mês" em junho de 2007 no website oficial da J. K. Rowling, e sua descrição dizia: "Um dos quatro celebrados Fundadores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Salazar Sonserina foi um dos primeiros ofidioglotas conhecidos, um Legilimens excelente e um notório campeão da supremacia puro-sangue".
  • No filme, a estátua de Salazar Sonserina só mostra sua cabeça, enquanto no livro a estátua mostra o corpo inteiro do bruxo.
  • Ambas imagens de Sonserina em Bruxo do Mês e em Figurinhas Famosas mostram Sonserina com os dedos unidos.
  • Salazar Sonserina apareceu em um retrato na atração "Forbidden Journey" ("Jornada Proibida" em tradução livre) nos parques temáticos da Universal Orlando, onde ele expressa seu desgosto por Harry Potter e Alvo Dumbledore.
  • Harry é parente muito distante de Salazar Sonserina, mas não um de seus descendentes, como Voldemort, e o segundo irmão Peverell, enquanto Harry é descendente do terceiro.
  • O retrato de Salazar no topo desta página possui uma semelhança impressionante a Anton LaVey, fundador da Igreja do Satã. Não se sabe se isso foi intencional.
  • O Salazar mostrado na Figurinha do Sapo de Chocolate possui uma semelhança impressionante com o vilão Verminoso Escória, do desenho animado Capitão Planeta.
  • No segundo livro, quando Dumbledore explica o porquê de Harry Potter saber falar com as cobras, o texto erroneamente indica Voldemort como o ancestral de Salazar Sonserina, não seu descendente..
  • Sonserina construiu a Câmara Secreta para permitir que seu herdeiro purgue a escola dos nascidos-trouxas. Contudo, depois do fracasso com a câmara, Voldemort cumpriu o desejo de Sonserina com outro método: ao tomar o Ministério da Magia e criar a Comissão de Registro dos Nascidos-Trouxas.

Ver tambémEditar

ApariçõesEditar

Wiki
A Harry Potter Wiki tem 5 imagens relacionadas a Salazar Sonserina.

Notas e referênciasEditar

  1. Harry Potter e a Câmara Secreta
  2. Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (jogo) - versão para PC
  3. Harry Potter e a Câmara Secreta (filme) DVD (Disco 2 - Sala do Dumbledore)
  4. Sonserina está disponível na versão para Nintendo DS do jogo LEGO Harry Potter: Anos 5-7. Para outros dispositivos ele está disponível no DLC "Downloadable Character Pack" ("Pacote de Personagens para Download") para o jogo.

Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts
Casas de Hogwarts:
G final (1) H final R final S final
Os Fundadores:
Godric Gryffindor · Helga Hufflepuff · Rowena Ravenclaw · Salazar Slytherin
Diretores das Casas:
Minerva McGonagall · Pomona Sprout · Fílio Flitwick · Horácio Slughorn
Fantasmas:
Nick Quase Sem Cabeça · Frei Gorducho · Dama Cinzenta · Barão Sangrento

Castelo de Hogwarts
Locais abaixo do térreo

Cais · Passagem do cais · Câmara Secreta · Salão Escuro · Salão da Festa do Aniversário de Morte · Rota de fuga de detenção · Masmorras · Caverna das Masmorras · Corredor das Masmorras · Masmorra Cinco · Salão das Masmorras · Poço das Masmorras · Escadaria das Masmorras · Entrada das Masmorras · Caverna Esquecida · Salão Hieróglifo · Porão de Hogwarts · Porão da Lufa-Lufa · Cozinhas · Câmaras das Alavancas · Túnel Perdido · Corredor Nordeste das Câmaras Inferiores · Corredor Oeste das Câmaras Inferiores · Corredor de Retratos das Câmaras Inferiores · Passagem do Poltergeist · Porticus Circumscriptus · Porticus Periculum · Porticus Imago · Porticus Medius · Porticus Olidus · Câmara para a Mistura de Poções · Porão de Poções · Sala de Poções · Passagem Perambulante · Caverna de Quadribol · Sala da Perdição · Sala de Runas · Sala do Severo Snape · Loja · Poço de Lesmas · Escadaria do Slughorn · Dormitório dos Meninos da Sonserina · Masmorra de Duelos da Sonserina · Masmorra da Sonserina · Dormitório das Meninas da Sonserina · Rota escondida para as Cozinhas · Câmaras Subterrâneas · Vestíbulo da Travessura · Caminho para o Pátio

Retratos, estátuas e outras obras de arte localizadas no subterrâneo

Basil Fronsac · Barão Sangrento · Cecilia Gallerani · Elizabeth Burke · Hooky · Velho louco · Mopso · Velho · Percival Pratt · Salazar Sonserina · Eremita adormecido · Homem com livro