Fandom

Harry Potter Wiki

Tiago Potter

2 045 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Tiago Potter (27 de março de 1960 - 31 de outubro de 1981)  foi um bruxo puro-sangue, filho único de Fleamont e Euphemia Potter - que já tinham idade avançada, mesmo para os padrões bruxos, quando se tornaram pais e cuja família descende dos irmãos Peverell. Sendo a família Potter tradicional e rica, Tiago não precisou realmente se preocupar em trabalhar após concluir sua formação em Hogwarts. Eles morreram de varíola de dragão entre 1978 e 1979.

Tiago frequentou a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts entre 1971 e 1978 e foi selecionado para a Grifinória, onde conheceu e construiu uma forte amizade com Sirius BlackRemo Lupin e Pedro Pettigrew; juntos eles criaram o Mapa do Maroto (os quatro eram conhecidos como Marotos em sua época de estudos). O mapa foi um artefato indispensável para aumentar ainda mais a capacidade dos amigos de perambular pelo Castelo aprontando muitas confusões e quebrando tantas regras quanto fosse possível. O mágica do mapa permitiu que ele contivesse uma memória de seus "arquitetos", por isso o mapa foi capaz de fazer piadinhas com Snape, anos depois, quando ele tentou descobrir seu conteúdo.

Juntamente com Sirius e Pedro, desenvolveu, ilegalmente e secretamente, a capacidade de se tornar animago com intuito de fazerem companhia a Remo Lupin durante a época de seu "probleminha-peludo" nas noites de lua cheia. A forma animaga de Tiago Potter era um veado, o que lhe rendeu o apelido de Pontas (ou Prongs). O Patrono de Tiago também era um veado, mesma forma assumida pelo Patrono de seu filho anos depois.

Tiago foi artilheiro e capitão do Time de Quadribol da Grifinória. No seu sétimo ano em Hogwarts, foi escolhido para ser Monitor-Chefe da escola, por sua mudança de comportamento, se tornando um rapaz mais maduro.

Também no sétimo ano começou a namorar Lílian Evans, por quem sempre foi apaixonado, apesar de muitas brigas que deixavam Hogwarts barulhenta, pois a garota se recusava terminantemente a sair com "o idiota do Potter". Se casaram e tiveram um filho chamado Harry, em 1980. Tiago, Lílian e seus amigos mais próximos lutaram contra Voldemort na Primeira Guerra Bruxa como membros da Ordem da Fênix, liderados por Dumbledore.

Ele e sua esposa desafiaram Lord Voldemort três vezes, sendo que a primeira foi quando se recusaram a se aliar a Voldemort quando tentou recrutá-los. No entanto, Tiago e Lílian Potter foram forçados a se esconder por causa de uma profecia  feita a respeito de uma ligação entre Voldemort e seu filho. Para se manterem escondidos, o casal utilizou o Feitiço Fidelius, um feitiço extremamente complexo, que implica em esconder um segredo magicamente um uma única pessoa viva. A informação é guardada no íntimo da pessoa escolhida - o fiel do segredo - e torna-se impossível encontrá-la, a menos que a pessoa conte. Tiago e Lílian escolheram Pedro Pettigrew, mas foram tragicamente traídos pelo amigo que agia, secretamente, ao lado de Voldemort, como Comensal da Morte.

Tiago foi assassinado por Voldemort na noite de 31 de outubro de 1981, tentando impedi-lo de chegar até Lílian e Harry.

Aparência física Editar

Tiago era um homem alto e magro, com olhos castanhos e cabelo preto desarrumado que preso na parte de trás. Durante seus Hogwarts anos, ele tinha um ar indefinível de ter sido bem cuidada e até mesmo adorada. Mais ou menos no quinto ano, ele começou a usar óculos, embora ele não tinha em seu primeiro ano. Ele também foi dito ter sido a mesma altura que Harry teve durante seus dias de escola e que suas mãos eram idênticas às de seu filho.

Seu filho, Harry, era constantemente lembrado que se parecia muito com ele, com o mesmo cabelo desarrumado e visão ruim. Também é possível que, durante seus dias de escola, Tiago tinha as mesmas pernas finas e joelhos e nodosos que Harry tinha sido descrito como tendo. Ele também foi dito para ter um nariz mais longo, em seguida, a de seu filho de, como visto por Harry na pior memória de Snape.

Personalidade e traços Editar

Em poucas palavras, Tiago é descrito, por J. K. Rowling, como talentoso e arrogante e, ainda assim, um excelente amigo, bruxo e pessoa. Gostava de azarar outros alunos pra se divertir, especialmente seu maior rival, Severo Snape. Tiago era muito travesso em sua juventude, no entanto, mesmo nesta fase de arrogância, ele ainda exibida algumas qualidades positivas de caráter. Apesar de ser um puro-sangue , ele discordou fortemente do conceito de pureza de sangue e tinha repugnância a qualquer preconceito em relação a nascidos trouxas, e também em relação aos lobisomens (como Remo Lupin, que foi um dos seus amigos mais queridos). Esta lealdade se estenderia até sua vida adulta, quando ele usou sua riqueza para ajudar Remo. Snape viria a apontar que Tiago era preguiçoso.

Tiago, em última análise amadureceu e mudou seus caminhos; ele perdeu um pouco de sua arrogância e parou de azarar as outras pessoas apenas por diversão. Ele se tornou um estudante responsável e líder para ser monitor-chefe em seu último ano, e mais tarde um membro da Ordem da Fênix. Apesar de nunca ter perdido completamente o seu lado rebelde, ficou claro que Tiago era uma pessoa muito melhor quando deixou Hogwarts do que ele era ao entrar nele.

Sua melhor qualidade era sua disposição de sacrificar-se por sua esposa e filho, como demonstrado quando ele disse a Lílian para tirar Harry e correr enquanto ele tentava deter Voldemort, provando ser um verdadeiro Grifinório.

Capacidades e habilidades mágicas Editar

Desde que Tiago foi convidado uma vez por Voldemort para se juntar aos seus Comensais da Morte, pode-se deduzir que ele era um mago poderoso, sendo capaz de chamar a atenção dos mais perigosos bruxo das trevas da história. Tiago foi capaz de conjurar um patrono veado corporal, que era um sinal de habilidade mágica superior. Um de seus amigos mais queridos, Remo Lupin, também afirmou que ele tinha sido um dos mais inteligentes estudantes de Hogwarts de seu tempo.

  • Animago: Tiago foi capaz de se tornar um animago com a idade de quinze anos, assumindo a forma de um veado. Seu status não registado permitiu-lhe utilizar a capacidade em sua vantagem, como ele foi capaz de visitar e até mesmo fazer companhia a Remo durante suas transformações mensais.
  • Transfiguração: a varinha de Tiago, maleável, onze polegadas de comprimento de mogno, foi dito ser "excelente para Transfiguração". Ele também foi capaz de alcançar a transformação Animago com a idade de quinze anos, uma prova de seu talento extraordinário no assunto, uma vez que a transformação Animago era um ramo muito difícil de magia que, como Remo disse, "poderia dar errado."
  • Quadribol: Tiago era um jogador de quadribol, jogando como apanhador. Para o time de Quadribol da Grifinória durante seus anos de escola, ele foi descrito como tendo excelentes reflexos, como visto quando se joga com um pomo que ele tinha tomado das fontes de Quadribol.
  • Duelos: Tiago era um duelista hábil. Ele, junto com Lílian e a Ordem da Fênix, foi capaz de desafiar o próprio Voldemort três vezes. No entanto, quando Tiago e Voldemort reuniram-se pela quarta vez, ele foi morto rapidamente, devido ao fato de que ele não tinha sua varinha .
  • Feitiços: Tiago era talentoso em encantos desde tenra idade, uma vez que ele e seus amigos mais íntimos (Remo, Sirius e Peter) conseguiu criar a mágica do complexo Mapa do Maroto como adolescentes. Tiago também foi capaz de lançar o altamente avançado Feitiço do Patrono: Conjurar um patrono corpóreo cuja forma era idêntica à sua forma animaga, um veado.

Relações Editar

Família Editar

Pais Editar

James nasceu em uma família puro-sangue muito rica. Ele tinha um excelente relacionamento com seus pais, que o amavam muito. Seu pai, Fleamont Potter, foi da Grifinória e contou a ele sobre como a casa valorizava bravura e coragem acima de todas as outras qualidades. Os pais de James estavam muito velhos quando ele nasceu e morreram antes dele ser assassinado em 1981.

Lílian Evans Editar

O relacionamento de Tiago e Lílian Evans era inicialmente difícil. Tiago era um estudante popular e talentoso jogador de Quadribol, bem quisto pela maioria, mas Lílian não se impressionou com ele; isso tinha a ver com a relação hostil de Tiago com seu melhor amigo, Severo Snape, e por causa do mau hábito dele de azarar estudantes inocentes apenas para o seu divertimento. Tiago desenvolveu sentimentos românticos por Lílian por volta do seu quinto ano. Ele estava sempre saindo do seu caminho para tentar impressioná-la, mas na maior parte do tempo ele agia como um tolo. Ela ainda o consideravam como um tirano arrogante, tratando-o com desdém absoluto. Em seu sétimo ano, no entanto, Lílian finalmente se dispôs a sair com Tiago, depois que ele amadureceu e parou de azarar as pessoas para se divertir (embora ela não tinha conhecimento que ele ainda enfeitiçava Snape).

Os dois foram Monitores-Chefes em Hogwarts e se casaram logo após a formatura. Tiago e Lílian eram ambos membros da Ordem da Fênix, e juntos desafiaram Voldemort três vezes. Seu filho, Harry James Potter nasceu no dia 31 de de Julho de 1980.

Harry Potter Editar

Quando Harry nasceu, Tiago amou o filho mais do que tudo. Na noite de Halloween em 1981, ele e a esposa se sacrificaram aos 21 anos de idade, a fim de salvá-lo de Lord Voldemort , quando ele era apenas uma criança. Alvo Dumbledore sempre afirmou que o amor de Harry para seus pais e o amor que eles tinham por ele era o seu maior poder.

Harry cresceu ouvindo barbaridades de seus pais dos Dursley, mas mesmo assim ele tratava seus pais com grande reverência, e defendeu ferozmente suas memórias. Em 1995, ele socou Draco Malfoy por ter insultado sua mãe e ele frequentemente ficou furioso com o Professor Snape, que provocou Harry dizendo que Tiago não era o grande homem que os outros diziam. Snape provou, para o horror de Harry, as falhas de Tiago quando, na primavera de 1996, Harry acidentalmente testemunhou Tiago intimidando Snape em uma de suas memórias durante as aulas de Oclumência (via penseira de Dumbledore). Isto deixou Harry extremamente decepcionado. No entanto, Remo Lupin e Sirius Black garantiram-lhe que seu pai já não era o valentão que ele foi uma vez. Ele amadureceu e mudou seus caminhos, ou ele nunca teria se tornado monitor-chefe e sua mãe nunca teria concordado em sair com ele, muito menos se apaixonado e casado com ele.

As poucas vezes que Harry viu seus pais foram através de fotos dadas a ele por Rúbeo Hagrid, uma visão dentro do Espelho de Ojesed, formas espectrais que saíram da varinha de Voldemort durante Priori Incantatem, memórias armazenadas dentro da Penseira, e formas novamente como espectrais quando ele "os lembrou" durante a Batalha de Hogwarts, usando a pedra da Ressurreição. Seu espírito foi descrito como "exatamente a mesma altura que Harry. Ele estava usando as roupas em que ele tinha morrido, e seu cabelo estava sujo e despenteado, e seus óculos foram um pouco desequilibrada, e como o Sr. Weasley, um sorriso amoroso na seu rosto". Tiago e Lílian disseram a seu filho que eles eram tremendamente orgulhosos dele, por ser tão valente e forte, apesar de toda a dor e sofrimento que ele teve de suportar, e forneceu-lhe o apoio que precisava para se sacrificar para Voldemort.

Também é visto que Tiago chama Harry por um nome de afeto, ele tem em diferentes ocasiões que se refere a ele como "filho". Harry acabou dando a dois de seus filhos os nomes de seus pais e padrinho, Tiago Sirius e Lílian Luna Potter .

Os Marotos Editar

Enquanto em Hogwarts , Tiago tornou-se o melhor de amigos de Sirius Black, Remo Lupin e Pedro Pettigrew, e o grupo se chamava "os Marotos". Ele se encontrou com Sirius no Expresso de Hogwarts em seu primeiro ano, e eles pareciam se relacionar rapidamente. Em seu segundo ano, quando o grupo descobriu que Remo era um lobisomem , eles se recusaram a bani-lo, como a maioria faria, em vez disso, aprendendo a se tornar Animago, a fim de fazer-lhe companhia durante suas transformações. Tiago insistiu que Remo não era anormal por causa de sua condição, e mais tarde usou sua riqueza para apoiar Remo quando a legislação anti-lobisomem tornou difícil para ele conseguir um emprego.

Os quatro amigos tinham popularidade incalculável, enquanto na escola e, particularmente, gostava de jogar partidas em conjunto; eles também inventaram o Mapa do Maroto e todos se juntaram a Ordem da Fênix, depois de se formar em Hogwarts. Embora ele era muito próximo a todos os seus amigos, Tiago foi, provavelmente, mais próximo de Sirius, a quem amava como um irmão e que foi morar com Tiago e seus pais depois de fugir de casa aos dezesseis anos. Tiago também escolheu Sirius como seu padrinho em seu casamento com Lílian, assim como o padrinho de seu filho. Quando os Potters se tornaram alvo de Lord Voldemort em 1981, Tiago foi inflexível sobre Sirius ser o seu fiel do segredo, embora ele concordou com o plano de Sirius para fazer de Pedro o fiel do segredo, para jogar fora o inimigo. A confiança inabalável de Tiago em seus amigos seria a sua ruína, como Pettigrew traiu, sua esposa e seu filho de Voldemort. Essa traição era foi o motivo para que Sirius e Remo tentaram matá-lo. A única coisa que os deteve foi Harry, que pensou que seu pai não gostaria que seus melhores amigos se tornarem assassinos apenas para um traidor. Dumbledore depois assegurou Harry que sua crença tinha razão, dizendo que ele sabia que Tiago teria salvo Pettigrew também.

O fim para os três Marotos que permaneceram fiéis à sua amizade até o fim - Tiago, Sirius e Remo - foi agridoce: embora todos eles perderam as suas vidas para as duas guerras bruxas pode ser teorizado que eles foram reunidos em morte, para nunca serem separados novamente.

Severo Snape Editar

Tiago encontrou Severos Snape no Expresso de Hogwarts em seu primeiro ano em Hogwarts, e os dois imediatamente começaram brigando. Tiago zombou do desejo de Snape que ele e Lílian Evans fossem ordenados na Sonserina, enquanto Snape zombou da esperança de Tiago que ele iria seguir os passos de seu pai e acabar na Grifinória. Essa inimizade iria continuar para o resto de seus anos de escola e (da parte de Snape) bem depois da morte de Tiago. De acordo com Sirius, Snape invejava a popularidade e o talento de Tiago para o Quadribol, e sempre tentou fazer com que ele e seus amigos ficassem em apuros, enquanto Tiago desprezava o fascínio de Snape com as Artes das Trevas. Vemos Tiago impiedosamente intimidar Severus Snape durante seu quinto ano na penseira de Snape. Mais tarde, é revelado que Tiago e Snape, regularmente, trocavam comentários sarcásticos e provocações. Embora Tiago infernizasse Snape, ele também salvou a vida de Snape, quando Sirius jogou uma brincadeira potencialmente letal sobre ele, enviando-o para a Casa dos Gritos, quando Remo Lupin estava lá transformando. Aparentemente, embora Tiago detestasse Snape intensamente, ele nunca quis vê-lo morto. No entanto, Snape desprezado estar em dívida com Tiago e sentiu, mesmo vinte anos mais tarde, que ele só o salvou para evitar a expulsão.

A maioria de sua aversão ao filho de Tiago, Harry, foi motivado por ver seu velho rival em Harry, assim como um lembrete constante de que Lílian tinha amado outro homem. Snape também foi envolvido na morte de Tiago: Snape era o Comensal da Morte que retransmitiu a Profecia que predisse o nascimento daquele que iria derrotar o então mestre de Snape Lord Voldemort . Quando Voldemort foi informado disso, ele escolheu para se livrar de Tiago, sua esposa e seu filho. Snape interveio, pedindo a vida de Lílian, ignorando o perigo em que as suas ações colocaram em Tiago e Harry.

Alvo Dumbledore Editar

Tiago sempre teve um bom relacionamento com Dumbledore. Dumbledore era o Diretor de Hogwarts no momento em que Tiago estudou lá. Ele gostava de Tiago, sabendo que, apesar de ser um criador de problemas altamente pernicioso e arrogante, ele também era uma pessoa de boa índole. Tiago tornou-se membro da Ordem da Fênix , uma organização fundada por Dumbledore, durante a Primeira Guerra Mágico e lutou em várias batalhas com ele. Dumbledore também tentou proteger Tiago, Lílian e Harry de Voldemort, que pretendia matar seu filho, se oferecendo para ser o fiel do segredo. No entanto, o fiel do Segredo foi Pedro Pettigrew, que acabou por ser um erro fatal, como Pedro era, sem o conhecimento deles, um espião de Voldemort. Quando Tiago e Lílian foram assassinados por Voldemort, Dumbledore foi devastado.

Alvo mais tarde se tornou um mentor para o filho de Tiago, e eles compartilharam um relacionamento íntimo, mais como um avô e seu neto, do que um diretor e seu aluno. Dumbledore muitas vezes simpatizava com Harry sobre o sofrimento e solidão causada pela morte de seus pais, e que confortá-lo nos momentos em que ele realmente precisava. Ele também acreditava firmemente e enfatizou muitas vezes que o amor de Harry para seus pais, Tiago e Lílian, foi a razão pela qual ele tinha um poder mais forte do que Voldemort.

Minerva McGonagall Editar

Minerva McGonagall foi a professora de Transfiguração e também a Chefe da Casa Grifinória, no momento em que James era um estudante. McGonagall ao mesmo tempo amava e ralhava com Tiago: ela sabia que ele era um encrenqueiro travesso e muitas vezes fazia brincadeiras cruéis em alguns dos seus rivais da escola (como Severos Snape), mas também sabia que ele era um inteligente e talentoso bruxo, e essencialmente uma boa pessoa; No geral, eles tinham um bom relacionamento, o que presumivelmente melhorou significativamente após James limpou seu ato, e tornou-se digno de ser feito Monitor-Chefe.

Durante a Primeira Guerra Bruxa , ambos eram membros da Ordem da Fênix e lutou em muitas batalhas contra os Comensais da Morte . Ao saber da morte de Tiago e Lílian das poucas horas depois que eles foram assassinados, McGonagall foi devastada, e quase não conseguiu manter a compostura. Em seus últimos anos, ela compartilhou uma relação bastante estreita com o filho de Tiago, Harry.

Ordem da Fenix Editar

Tiago tinha um bom relacionamento com a maioria dos membros da Ordem da Fênix, durante a Primeira Guerra Bruxa. Ele poderia ter sido amigável com alguns membros, como Elifas Doge e Alastor Moody, como eram todos os membros durante a primeira guerra e, provavelmente, lutou em várias batalhas juntos. É possível que Tiago tinha muitas outras amizades durante o seu tempo na Ordem, mas elas eram desconhecidas; sua mais famosa amizade era a que dividia com os Marotos. A maioria dos membros originais da Ordem foram mortos durante a Segunda Guerra Bruxa; apenas alguns deles conseguiram sobreviver.

ApariçõesEditar

Notas e referênciasEditar

  1. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Capítulo 16: Godric's Hollow
  2. J.K. Rowling e o Chat Ao Vivo, Bloomsbury.com, 30 de julho de 2007

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória