Harry Potter Wiki
Registre-se
Advertisement
Harry Potter Wiki


"Veela são seres mágicos semi-humanos; belas mulheres com cabelos de ouro branco e pele que parece brilhar como a lua. Quando zangadas, as Veela assumem uma aparência menos agradável; longas asas escamosas brotam de seus ombros."
— Descrição[fnt]

Veela (no singular e no plural) eram seres mágicos de aparência humana que apareciam como mulheres jovens e bonitas com cabelos dourados e pele brilhante, nativas da Bulgária.

Seus olhares e principalmente sua dança eram hipnoticamente sedutores para quase todas as pessoas atraídas por mulheres, o que os levava a realizar ações temerárias e impulsivas para se aproximar e receber a admiração das Veela.

Veela foram os mascotes do time nacional de quadribol da Bulgária durante a Copa Mundial de Quadribol de 1994, o que indica uma origem do Leste Europeu. No entanto, a família parcialmente Veela Delacour era da França, sugerindo que elas poderiam ser encontradas em toda a Europa.

Natureza[]

"Com isso, as veela perderam o controle. Em vez de dançar, elas se lançaram pelo campo e começaram a jogar o que pareciam ser punhados de fogo nos leprechauns. Observando através de seus onióculos, Harry viu que elas não pareciam nem remotamente bonitas agora. Pelo contrário, seus rostos se alongavam em cabeças de pássaros com bicos cruéis e longas asas escamosas brotavam de seus ombros..."
— Veelas ficando com raiva, depois de ter sido provocadas por leprechauns[fnt]

As Veela foram descritas como mulheres humanas incrivelmente bonitas, com pele brilhante como a lua e cabelos dourados que se espalhavam atrás delas, apesar da ausência de vento. Eles tinham a capacidade de hipnotizar a maioria das pessoas atraídas por mulheres com sua dança sedutora, que então tentavam impressioná-las.

Veela tinha seu próprio tipo de magia que não exigia uma varinha. Sua magia geralmente era usada para aumentar seu apelo natural e atrair mais pessoas. Quando uma Veela ficava com raiva, no entanto, elas podiam se transformar em algo mais parecido com Harpias - seus rostos se transformavam em cabeças de pássaros com bicos cruéis, enquanto longas asas escamosas explodiam de seus ombros e podiam lançar bolas de fogo de suas mãos. Veela parecia ser uma raça bastante irascível.

Por exemplo, na Copa Mundial de Quadribol de 1994 , elas foram facilmente derrotadas pelos Leprechauns, resultando em uma briga entre os mascotes de ambos os times em campo. As Veela foram então expulsas do campo.

Cabelo de Veela[]

Veela HPDH

Cabelo Veela é uma substância mágica, apropriada como um núcleo para a produção de varinhas. Entretanto, o renomado fabricante de varinhas Garrick Olivaras observou que ele, pessoalmente, nunca usa cabelo de Veela, como a varinha fabricada tende a ser temperamental. A Varinha de Fleur Delacour contém um único fio de cabelo de sua avó Veela.[1] Isto parece um pouco irônico como histórias antigas afi

Veelas são conhecidas por se casarem com bruxos, embora não se sabe se alguma tenha se casado com trouxas. As crianças dessas uniões são meio-Veelas, e elas herdarão as capacidades mágicas de seus pais e beleza e encanto de suas mães. Traços veela parecem persistir por, pelo menos, algumas gerações. Estes traços mostram-se apenas em mulheres, as filhas de sua prole.

Apolline Delacour é uma meia-Veela, assim, seus filhos Fleur e Gabriele são um quarto-Veelas,[1] e os filhos de Fleur, Victoire, Dominique, e Louis são um oitavaveela; não se sabe se eles herdaram quaisquer características específicas Veela de sua bisavó.[2]

Desconhece-se se uma meio-Veela pode lançar fogo ou transformar em harpias como seus parentes de sangue puro podem.

Veelas Conhecidas[]

Por trás das cenas[]

  • O termo "Veela" nunca é usado nos filmes.
  • A palavra "Veela" é uma anglicização do termo eslavo Vila .
  • As Veela são descritas como criaturas parecidas com fadas ou ninfas na mitologia eslava, que vivem em corpos d' água e têm poder e habilidade sobre as tempestades. Elas podem ser os fantasmas de mulheres que se afogaram, especialmente aquelas que foram traídas por seus amantes. Elas geralmente aparecem como mulheres bonitas, mas são conhecidas por se transformar em cisnes, cobras, cavalos ou lobo. Suas vozes de fala e canto são magicamente sedutoras hipnotizam aqueles que as ouvem, e elas são guerreiras ferozes. Curiosamente, dado que a varinha de Fleur Delacour tem um fio de cabelo de sua avó Veela, é dito em algumas lendas que se apenas um de seus cabelos for arrancado, um Veela morrerá ou será forçado a se transformar em uma forma não humana. Veela são as principais características do folclore búlgaro e sérvio, como a história de Marko Kraljevic e os Veela ( link do arquivo ). Veja também The Ballads of Marko Kraljevic (tradução para o inglês) .
    • Na lenda sérvia, elas eram donzelas amaldiçoadas por Deus; na Bulgária eram meninas que morriam antes de serem batizadas; na Polônia, eram meninas flutuando no ar expiando vidas passadas frívolas.
    • Se as histórias sobre arrancar o cabelo de Wili/Vila forem verdadeiras em relação a Veela, parece mais provável que o cabelo usado na varinha de Fleur tenha caído naturalmente em vez de ser arrancado.
  • Uma das questões do WOMBAT de 2º nível pede ao examinado para identificar qual das cinco afirmações dadas é falsa; uma dessas afirma que Veelas machos puros não existem. Na verdade, é desconhecido no cânone se Veelas machos de sangue puro existem.
  • Veela são semelhantes às sereias da mitologia grega. As sereias são apresentadas em A Odisseia de Homero, como meio-pássaro, híbridos que habitam o mar, cujo canto hipnótico faz com que os marinheiros encalhem. No entanto, no universo de Harry Potter, as sereias são uma das três espécies conhecidas de sereianos, e, até onde sabemos, não têm parentesco com as veelas.
  • As Veela do folclore eslavo são semelhantes às fadas do folclore germânico e sua beleza lembra um pouco os elfos do Legendarium de JRR Tolkien - às vezes referidos como "fadas" em seus trabalhos anteriores - que foram baseados nas fadas do folclore germânico.

Aparições[]

Notas e referências[]

Advertisement